No final do ano de 2024 foi realizado o V Simpósio Internacional & XXVII Encontro Comunitário de Saúde Mental, que tiveram como tema “A Formação da Pessoa Humana no Cotidiano”. O evento foi realizado nas dependências da Faculdade de Direito da USP Ribeirão Preto.
O evento, acontece anualmente, congrega um conjunto de esforços que visam promover a formação humana e a saúde mental, a partir das experiências cotidianas, reunindo a comunidade e especialistas para compartilhar experiências e saberes. O evento contou com uma programação que incluiu conferências, diálogos abertos com a comunidade e compartilhamento de experiências, com a presença de pesquisadores renomados e docentes das áreas de saúde, educação e cultura. Entre os destaques, estiveram as conferências internacionais das professoras Luigina Mortari, da Itália, e María Ángeles Almacellas, da Espanha.
O município de Cravinhos se fez presente através da jovem Derliã Geremias Praxedes Ginatto, que além de falar sobre a sua experiência a todos os participantes durante a programação, também teve a exposição “Faces da Saúde”, de sua autoria, exposta durante todo o evento.
“Momento muito importante não só para Cravinhos, mas em especial para a Derliã que mais uma vez pôde falar um pouco de sua experiência e também mostrar o seu trabalho e talento a todos que passaram pelo evento”, diz a secretária municipal de Cultura e Turismo de Cravinhos, Andréa Gaspar.
Este ano, o tema proposto foi de encontro a reunir os saberes e práticas que se contrapõem ao processo de desumanização da sociedade contemporânea, valorizando o percurso de construção da pessoa e da comunidade.
“Um evento maravilhoso que temos participado alguns anos, e em 2024 tivemos a possibilidade de levar a Derliã Ginatto para apresentar seus trabalhos, que já haviam sido expostos em Cravinhos e Santos. Muito importante também para que ela possa relatar um pouco de sua experiência e ter contato com outros protagonistas”, diz a psicóloga Lilian Bis, que também participou do evento.
O Simpósio Internacional promoveu a troca de conhecimentos e incluiu apresentações e diálogos com a comunidade, em um ambiente propício para o aprendizado e a reflexão. O evento ainda promoveu o protagonismo dos participantes na construção da comunidade e da saúde mental, documentando a relevância das experiências de vida no processo de formação da pessoa humana.