Cravinhos lança o programa “Gerar, do Útero à vida”

Cravinhos lança o programa “Gerar, do Útero à vida”

O lançamento do programa contou com 20 gestantes que estão com 34 semanas ou mais de gestação, sendo que todas puderam fazer ultrassom e acompanhar como estão seus bebês. Além de no final serem presenteadas com um kit de enxoval.

Desde a confirmação da gravidez, se torna importante os cuidados e acompanhamento tanto da mãe como do bebê, Por isso mesmo a realização de um pré-natal bem assistido é o segredo para ajudar no desenvolvimento do bebê e preservar a saúde e segurança da mãe, tendo em vista que os exames exigidos neste período podem prevenir ou detectar problemas, como doenças que possam afetar a criança ou o seu desenvolvimento no útero.

Para que as gestantes do município de Cravinhos possam ser mais bem assistidas, no sábado (09/04), a administração municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Fundo Social de Solidariedade, lançou o programa “Gerar, do Útero à vida”, que tem como objetivo acompanhar mulheres durante sua gestação, inclusive com o oferecimento de exames gratuitos.

“Muitos hoje nos perguntam, mas por que em Cravinhos não tem mais maternidade? Vocês não pretendem construir uma maternidade? É que diferente de muitos anos atrás, o Ministério da Saúde determinou que para se fazer um parto se faz necessária toda uma equipe, e isso para municípios pequenos não se torna possível, por isso mesmo o Governo do Estado determinou que os partos deveriam ser feitos em cidades de maior porte, como aqui no caso é Ribeirão Preto. Então quando encaminhamos as gestantes para terem seus filhos lá é porque já temos um convênio com a Mater, que fará o parto com total segurança e qualidade”, explica o prefeito de Cravinhos, Itamar Bueno.

Ainda segundo Bueno, com esse programa e também o início das atividades do Centro de Saúde da Mulher (que aconteceu em outubro de 2021) será possível proporcionar um acompanhamento mais de perto as gestantes do município.

Na ocasião o lançamento do programa contou com 20 gestantes que estão com 34 semanas ou mais de gestação, sendo que todas puderam fazer ultrassom e acompanhar como estão seus bebês.

“A criação do nosso Centro de Saúde da Mulher possibilita com que possamos também acompanhar as gestantes que fazem o Pré-Natal em nossas Unidades de Saúde. Tenho certeza que proporcionaremos melhor qualidade no atendimento com exames gratuitos e grande qualidade profissional”, revela a secretária municipal de Saúde, Roberta Meneghetti.

Para que as mamães possam ter seus filhos com tranquilidade, o Fundo Social de Solidariedade de Cravinhos também providenciará para cada gestante um kit de enxoval para o bebê.

“Muito importante que as mamães e seus bebês sejam bem acolhidos durante toda a gestação, e em especial no momento do nascimento. Por isso decidimos em oferecer um kit de enxoval, o qual será providenciado sempre em parceria com a Secretaria de Saúde e oferecido as gestantes que são acompanhadas nas Unidades de Saúde e Centro de Saúde da Mulher de nossa cidade”, cometa a primeira- dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Cravinhos, Dulcinéa Bueno.

Durante o lançamento do programa “Gerar, do Útero à vida” diversas autoridades se fizeram presentes, entre elas: o prefeito de Cravinhos, Itamar Bueno; a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Dulcinéa Bueno; o oresidente da Câmara de Cravinhos, José Francisco Matasso Ferdinando (Cabelim); a secretária da Saúde, Roberta Meneghetti; o secretário da Pessoa com Deficiência, Wagner Perez; a secretária de Cultura e Turismo, Andréa Gaspar; o superintendente do SAAE, Lauro Catapani Filho; a supervisora de Ensino Municipal, Lucimara Souza; os vereadores Gil Bis, Thiago Vicentin e Luís Siqueira. Além dos profissionais de Saúde e sociedade em geral.

Reportagem e fotos: Kennedy Oliveira/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cravinhos

COMENTÁRIOS

Os comentários não representam a opinião do nosso website. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Ajude-nos a melhorar nosso website

Nos informe sobre erros de digitação, informações ou problemas técnicos.