A administração municipal de Cravinhos realizou duas grandes inaugurações, no bairro Jardim Aliança, na sexta-feira (30/09), em parceria com o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). A primeira foi o poço artesiano “Pedro Aguilera Garcia”, e a segunda a praça “Zilda dos Santos Molezini”.
“Realizamos toda a ligação e colocamos agora em funcionamento o novo poço artesiano, o qual atenderá o bairro Jardim Aliança e os próximos loteamentos que estão para ser lançados nas proximidades. Isso é pensar no futuro da cidade, e evitar que falte água”, explica o prefeito de Cravinhos, Itamar Bueno.
Ainda segundo Bueno, pode haver problemas pontuais, como por exemplo, a quebra de uma bomba, entretanto se todos os poços estiverem em atividade dificilmente faltará água na cidade.
O novo poço artesiano, que foi perfurado no bairro Jardim Aliança, tem uma vazão de 185 metros cúbicos de água por hora, assim ajudando muito o abastecimento de diversos bairros.
“Esse é um marco para a cidade de Cravinhos, pois trata-se de um poço tubular profundo, ou seja, a captação é feita direta do Aquífero Guarani, e abastecerá diversos bairros, inclusive alguns que ainda só temos o projeto”, diz o superintendente do SAAE de Cravinhos, Lauro Catapani Filho.
O novo poço artesiano também conta com uma saída de água, para que se possa abastecer os caminhões de forma rápida quando se fizer necessário, em especial em casos de incêndio em matas ou residências.
“Desde quando assumimos a administração municipal decidimos por conclusão desse poço artesiano, e também a construção da praça no local, assim proporcionando também um pouco de lazer à população que reside no Jardim Aliança e nos bairros adjacentes”, diz o vice-prefeito, Márcio Barroso.
Com o poço artesiano também foi possível fazer a integração de todo o sistema de telemetria com os reservatórios, ou seja, será possível acompanhar os níveis de água, vazão e todos os outros procedimentos à distância.
O poço artesiano do Jardim Aliança leva o nome do saudoso “Pedro Aguilera Garcia”, que faleceu no ano de 2016, com 77 anos, e foi servidor público municipal durante 28 anos, exercendo as funções de servente e bombeiro.
Logo na inauguração todos os presentes puderam receber uma caneca e tomar água direto do novo poço artesiano.
.
PRAÇA SE TRANSFORMA EM LAZER AOS MORADORES
A praça que foi inaugurada no mesmo dia, se transformou em um ponto de lazer aos moradores do bairro Jardim Aliança, inclusive com a implantação de uma academia ao ar livre, que poderá ser usufruída por todos.
“Quando decidimos por fazer o poço artesiano, também definimos que o restante do terreno se transformaria em uma praça para o lazer dos moradores, e assim o fizemos, inclusive com a implantação da academia ao ar livre, iluminação de led, paisagismo e a colocação de bancos”, revela o prefeito Itamar.
A praça leva o nome da saudosa “Zilda dos Santos Molezini”, que era dona de casa e dedicou sua vida no cuidar das pessoas. Foi antiga moradora da Rua XV de Novembro, em que constituiu família e criou os seus filhos. Ela faleceu no ano de 2020, aos 80 anos.
“Parabenizar todos que estiveram envolvidos nessas obras e não mediram esforços para que tudo pudesse sair perfeito, e assim colocássemos as mesmas em funcionamento em prol da população”, avalia o secretário municipal de Obras, José Augusto Catapani.
Vale salientar que o evento ainda contou com a presença do Quinteto Cravinholando, sob a regência do maestro Marquinhos do Sax, o qual executou diversas canções, entre elas os Hinos do Brasil e de Cravinhos.
Os homenageados
Pedro Aguilera Garcia
Pedro foi servidor público municipal durante 28 anos, exerceu as funções de servente e bombeiro sempre com competência, honestidade e integridade. Faleceu em 10/08/2016 aos 77 anos.
De sua união com a esposa Neusa Ferdinandi Garcia, nasceram três filhos: Pedro Carlos, João Paulo e Antonio Márcio, os quais constituíram uma família valorosa.
Um homem honrado e muito digno, senhor Pedro dedicou a vida em servir e trabalhou sempre com muita dedicação.
Zilda dos Santos Molezini
Zilda era dona de casa e dedicou sua vida no cuidar das pessoas. Moradora da famosa e histórica Rua XV de Novembro constituiu família ao lado do seu esposo Altino Molezini e desta união tiveram 5 filhos: Carmem Lúcia, José Henrique, Marcia Regina, Maria Fernanda e Fábio – 8 netos e 5 bisnetas.
Dona Zilda é muito conhecida até hoje pelos deliciosos quitutes que fazia. Dona de um sorriso contagioso e feliz constituiu uma linda família. Cumpriu sua jornada em 09/04/2020, aos 80 anos.
Reportagem e fotos: Kennedy Oliveira/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cravinhos