Na quarta-feira (18/02) foi realizado em Ribeirão Preto a 28ª reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Ribeirão Preto. O encontro teve como principais pautas eleger a nova mesa diretora do órgão, anunciar a implementação do Escritório Técnico de Projetos Estratégicos e apresentar quais serão as próximas ações para otimizar o desenvolvimento integrado entre os municípios da região.
O município de Cravinhos se fez presente ao evento, através do vice-prefeito, Yann Carrascosa; o secretário de Obras, José Augusto Catapani; e o secretário de administração, João Luís Ardenghe.
Para a legislatura de 2025/2026, foi eleito para presidência o prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva. Já o Professor Emerson, prefeito de Jaboticabal, será o vice-presidente, e o prefeito de Serrana, Leonardo Capitelli, passa a ser secretário-executivo.


O encontro também contou com a presença do subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, José Police Neto, que representou a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH). A pasta estadual é responsável por coordenar o Conselho, ou seja, por auxiliar os municípios a planejar e dar andamento aos projetos para a região.
“O governador de São Paulo determinou que a gente recuperasse o espírito das regiões metropolitanas, pois mais de 85% da população do Estado vive nelas. É aí que está grande parte dos nossos desafios”, diz o subsecretário ao explicar que, no último ano, os esforços se concentraram para consolidar a atuação do Conselho.
Como próximas ações, Police anunciou a instalação do Escritório Técnico de Projetos Estratégicos, que será o responsável por montar as equipes que irão executar os projetos prioritários definidos pelo Conselho.
O projeto é estruturado em seis eixos, sendo: Regularização Fundiária – Cidade Legal; Melhorias Urbanas – Cidades Sustentáveis; Urbanização de Favelas e Comunidades Urbanas; Melhorias Habitacionais – Viver Melhor; Requalificação Urbana – Projetos Estratégicos; e Planejamento Urbano Municipal e Metropolitano.
O novo presidente do Conselho, Ricardo Silva, enfatizou que sua atuação será norteada pelas necessidades da população, caracterizada pela interdependência das cidades ao entorno de Ribeirão Preto.
“Ribeirão Preto não é uma ilha e não pode ser uma ilha. A gente precisa dos outros municípios. Aqui, eu quero inverter a lógica, porque muito se fala que as cidades da região precisam de Ribeirão Preto, mas na verdade somos nós que precisamos de vocês. São os moradores de outras cidades que vem para cá, movimentar a economia daqui”, afirma Ricardo Silva.
O encontro aconteceu na Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP), e ainda contou com a presença de diversos representantes de toda a região.