Concerto de Natal da Alma celebra a força do canto coletivo no Theatro Pedro II

Concerto de Natal da Alma celebra a força do canto coletivo no Theatro Pedro II

Espetáculo tradicional da Academia Livre de Música e Artes reúne cerca de 170 participantes e terá apresentações gratuitas nos dias 6 e 7 de dezembro.

A Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma) retorna ao palco principal do Theatro Pedro II com a edição 2025 de seu Concerto de Natal, intitulado “Alma de Natal – O som da Alma: a voz que ilumina o Natal”. O espetáculo, que integra a agenda cultural de final de ano da instituição, acontece nos dias 6 e 7 de dezembro (sábado e domingo), às 20h e 19h, respectivamente. A entrada é gratuita, com retirada antecipada de convites (limitados a dois por pessoa) a partir de 28 de novembro, às 10h, na bilheteria do teatro.

Com a intenção de celebrar o poder da voz e o brilho da fé, o programa reúne cerca de 170 integrantes – entre alunos, professores, coralistas, solistas e instrumentistas – em um repertório de 12 obras assinadas por compositores de diferentes nacionalidades. Entre eles estão nomes consagrados como a ítalo-brasileira Deborah Blando; o italiano Ennio Morricone; o belga François-Auguste Gevaert; o austríaco Franz Gruber; o norte-americano Albert Hay Malotte; e o brasileiro Maurício Gaetani, entre outros.

Um dos momentos mais aguardados é a interpretação de “When You Believe”, de Stephen Schwartz, vencedora do Oscar de Melhor Canção Original do filme “O Príncipe do Egito” (1998), e popularizada por Whitney Houston e Mariah Carey. A temática da música gira em torno da fé, da esperança e da capacidade de se alcançar milagres mesmo em tempos difíceis. “Shchedryk”, canção típica do folclore ucraniano e conhecida mundialmente na versão em inglês como “Carol of the Bells”, também integra o repertório, preparado para uma hora e meia de duração.

Sob coordenação artística de Snizhana Drahan, arranjos e regência do maestro Bogdan Dragan, esta edição marca a estreia do coral adulto da Academia, que somado aos Coros Infantil e Juvenil, reúne 80 vozes. O conjunto se une a 60 instrumentistas e sete solistas.  “Estamos muito felizes com a inclusão do grande coro no concerto porque este grupo funciona como um instrumento de emoção e esperança ao transformar cada voz numa centelha que ilumina o espírito natalino. É uma amplificação que traz mais potência sonora e beleza artística ao espetáculo”, comenta Snizhana Drahan.

Para Dulce Neves, presidente da Alma, o concerto reflete a essência do período natalino, renovando-se a cada ano. “Natal é um tempo de sentimentos profundos, como esperança, alegria, união e amor. Nesse contexto, cada música do concerto carrega uma simbologia: a estrela, que guia; o sino, que anuncia; a vela, que ilumina; e o coração, que se enche de paz. Nosso convite é para que o público se permita viver esse momento de luz, conduzido pela música”, destaca.

Além das duas sessões no Theatro Pedro II, o concerto também será apresentado no Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau, em São Joaquim da Barra, no dia 11 de dezembro, às 19h30. A cidade integra um dos polos do Núcleo 2 da Alma.

Em 2025, as atividades da Alma, núcleo Ribeirão Preto, são mantidas pelo Pronac – Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Governo Federal, via Ministério da Cultura, com patrocínios das seguintes empresas: Ópera – Usina Alta Mogiana S/A; Sinfonia – Cutrale, GSInima Ambient, NECTA e Usina Vertente/Tereos; Suíte – Santa Helena Industria de Alimentos e Interunion; Ária – Goiasmaq, Suprir, Grupo Intelli.

Serviço

Concerto “Alma de Natal – O som da Alma: a voz que ilumina o Natal”, com Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma)

Programa

“A luz que acende olhar”, de Deborah Blando
“Canção alegre de Natal”, de François-Auguste
“Nella Fantasia”, de Ennio Morricone
“The Lord’s Prayer”, de Albert Hay Malotte
“Let it snow”, de Sammy Cahn e Jule Styne
“Natal todo dia”, de Maurício Gaetani
“When you believe”, de Stephen Schwartz e Babyface (Kenneth Brian Edmonds)        
“Ave Maria”, de Giulio Caccini
“Santa Claus is coming to town”, de Haven Gillespie
“Shchedryk”, folclore ucraniano
“Look at the world”, de John Rutter
“Noite feliz”, de Franz Gruber

Sobre a Alma

A Alma – Academia Livre de Música e Artes é uma associação privada sem fins lucrativos sediada em Ribeirão Preto (SP). Criada em 2014, tem como missão oferecer a crianças e adolescentes, especialmente no campo da música, oportunidades de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo.

Com compositores e arranjadores residentes, a instituição desenvolve uma produção artístico-pedagógica conectada ao cenário contemporâneo e atua como ponte para que seus alunos (de quaisquer origens sociais) possam acessar universidades, orquestras e coros no Brasil e no exterior. Em 2017, a Alma expandiu sua atuação e criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, com o objetivo de ampliar o repertório de habilidades e o desenvolvimento cultural e artístico para jovens da região.

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias

Pesquisa

Tipos de Empresas

Categorias (Guia)
Ver Mais