Comitiva cravinhense participa de Encontro de Prefeitos e Gestores em Brasília

Comitiva cravinhense participa de Encontro de Prefeitos e Gestores em Brasília

Os prefeitos e gestores municipais tiveram também a oportunidade de ter atendimentos individuais em cada um dos 38 Ministérios.

O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, que aconteceu de 11 a 13 de fevereiro, reuniu em Brasília gestores municipais de todo o país e representantes de todos os Ministérios. Foram mais de 25 mil inscritos nos três dias do encontro, que contou com a presença de mais de 3 mil prefeitos, prefeitas e vices do Brasil. 

“Foi o maior encontro de lideranças de municípios do Brasil. O Brasil teve, aqui, lideranças de municípios grandes e pequenos que trocaram muitas experiências. E o Espaço Prefeitar foi a grande inovação desse encontro. Os prefeitos e representantes chegaram ali e simularam situações críticas, que muitos gestores municipais têm dificuldade de enfrentar”, comenta o Ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha.

O município de Cravinhos se fez presente através de uma grande Comitiva, composta pelo vice-prefeito, Yann Carrascosa (PSD); o vereador/presidente da Câmara, Luís Carlos Marcelino Siqueira (PL); o secretário de administração, João Ardenghe; o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Vanderson Carniel; a secretária da Saúde, Roberta Meneghetti; a secretária da Educação, Márcia Fernandes Donato; a secretária de Cultura e Turismo, Andréa Gaspar; o vereador Tiago Vicentin (DEM); o superintendente do SAAE, Lauro Catapani; e a assessora da Câmara Municipal, Marcela Lopes.

“Durante os três dias do Encontro tivemos representando o nosso amigo e prefeito Itamar Bueno, que estaria presente, mas devido a um problema de saúde não pôde comparecer. Entretanto estivemos em contato com ele a cada dia e cumprimos toda a agenda que já havia sido definida, inclusive visitando diversos Ministérios, conversando com deputados, e claro fazendo solicitações em prol de nossa população nas mais diversas áreas”, comenta o vice-prefeito, Yann Carrascosa.

A intenção principal do Governo Federal foi ajudar a capacitar cada um dos gestores municipais na captação de recursos federais necessários para avanços locais, e que muitas vezes não são nem mesmo requisitados por falta de conhecimento. Nas mais de 200 oficinas e experiências imersivas, os gestores puderam se aprofundar nas diversas áreas de investimentos públicos que chegam até as cidades.

“A gente encontrou os dois grandes atores para resolver a vida das pessoas nas cidades. O primeiro é o prefeito, o gestor municipal, que é o responsável por fazer as coisas chegarem ao cidadão. O outro é o governo federal, que pode colocar recursos, como o presidente Lula sempre faz”, explica o Ministro, Alexandre Padilha.

Os prefeitos e gestores municipais tiveram também a oportunidade de ter atendimentos individuais em cada um dos 38 Ministérios, o que permitiu tirar dúvidas, receber orientações e conhecer detalhadamente o passo a passo na captação de recursos.

O encontro foi, ainda, uma oportunidade para os gestores se aprofundarem em boas práticas de outras cidades, nas diferentes mesas e oficinas oferecidas. Vale reforçar que os gestores municipais vão desde os prefeitos até todos os secretários, coordenadores, gerentes e lideranças municipais. Todos tiveram a oportunidade de conhecer melhor as frentes de investimentos de sua área de atuação.

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias