Comemora dia 01 de Março….

Comemora dia 01 de Março….

Confira a história do dia de hoje!

CARNAVAL

O Carnaval cai na terça-feira que antecede a Quarta-feira de Cinzas. Porém, tradicionalmente, a segunda-feira é emendada, sendo chamada de “segunda-feira de carnaval”. Em alguns locais, a festa inicia na sexta e só vai acabar depois do meio dia da Quarta-feira de Cinzas. 

Tanto a terça-feira de Carnaval quanto a Quarta-feira de Cinzas, não possuem uma data fixa, pois dependem de outra data que também não é fixa: a Páscoa. A terça-feira de Carnaval cai 47 dias antes da Páscoa. 

Todos esses acontecimentos são determinados pelo calendário católico, que celebra a Páscoa no primeiro domingo depois da primeira lua cheia do equinócio de março (que também não tem data fixa!). Já deu para perceber que a data do Carnaval depende de muitos fatores, não é mesmo? 

O importante é saber que, todo ano, a data do Carnaval muda, acontecendo em fevereiro ou março a depender dos eventos do calendário católico daquele período. 

Fonte: Cashme

Dia nacional do Turismo Ecológico

O Turismo Ecológico ou Ecoturismo é a forma sustentável de desenvolver a prática turística em áreas naturais utilizando-se dos patrimônios natural e cultural do local.  Não é um tipo de turismo de massa, pois é voltado para pequenas escalas e grupos. Via de regra, todas as atividades são muito bem monitoradas para que o impacto do homem seja o mínimo possível.

É um tipo de turismo que mais cresce no mundo devido ao inchaço dos centros urbanos e o aumento do tempo livre na sociedade moderna, o ócio produtivo de uma camada maior da sociedade tem sido voltado para a prática de rapel, caminhada, contemplação, canoagem, ciclismo, cavalgadas, entre outras tantas atividades possíveis de serem realizadas.

O dia 01 de março é comemorado no Brasil como o dia do Turismo Ecológico. A preocupação com o meio ambiente e com ações mais sustentáveis têm sido o tema de muitas discussões em todas as esferas da sociedade.

A ONU aprovou, em dezembro passado, a adoção de 2017 como o “Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento”, como forma de reconhecer  “a importância do turismo internacional e particularmente a designação de um ano internacional do turismo sustentável para o desenvolvimento,  para fomentar o melhor entendimento entre os povos, conduzir a maior conscientização da rica herança de várias civilizações e trazer uma melhor apreciação dos valores inerentes às diferentes culturas, assim contribuindo para fortalecer a paz no mundo”.

Autor: Robson Jr. Hartmann

Dia Mundial de Zero Discriminação

  • No Dia Mundial de Zero Discriminação deste ano, marcado sempre no dia 1º de março, o Programa Conjunto das Nações Unidas para HIV/AIDS (UNAIDS) destaca a urgente necessidade de ação para acabar com as desigualdades em torno de renda, sexo, idade, estado de saúde, ocupação, deficiência, orientação sexual, uso de drogas, identidade de gênero, raça, classe, etnia e religião, que continuam a persistir em todo o mundo.
  • A desigualdade está aumentando para mais de 70% das pessoas ao redor do mundo, o que agrava o risco de exclusão e prejudica o desenvolvimento econômico e social. A COVID-19 está atingindo com mais força as pessoas mais vulneráveis – mesmo com a disponibilização de novas vacinas contra a COVID-19, há grande desigualdade no acesso a elas. Muitas pessoas comparam essa situação a um apartheid de vacinas.
  • Fonte: ONU

COMENTÁRIOS

Os comentários não representam a opinião do nosso website. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Ajude-nos a melhorar nosso website

Nos informe sobre erros de digitação, informações ou problemas técnicos.