CMM e AEAARP reúnem 43 secretarias em oficina ambiental do projeto Ribeirão Floresta

CMM e AEAARP reúnem 43 secretarias em oficina ambiental do projeto Ribeirão Floresta

Evento é gratuito e aberto a interessados em geral, com vagas limitadas.

A Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP), em parceria com o Consórcio de Municípios da Mogiana (CMM), promove no próximo dia 14 de maio de 2025 a Oficina de Soluções Ambientais, um encontro técnico para as 43 secretarias municipais de Meio Ambiente da região que integram o grupo. O evento também é aberto à população interessada.

A Oficina de Soluções Ambientais objetiva integrar gestores públicos da região e sociedade civil em torno de soluções práticas e sustentáveis para os desafios ambientais contemporâneos. O evento será na sede da AEAARP, na Rua Clemente Ferreira, 330, com início às 9h. As inscrições estão abertas no site da AEAARP.

O evento faz parte do projeto Ribeirão Floresta, uma iniciativa da AEAARP de reflorestamento técnico da cidade com educação ambiental gratuita para a população.

O coordenador do projeto Ribeirão Floresta, engenheiro agrônomo José Walter Figueiredo Silva, explica que os temas abordados – destinação de resíduos volumosos e eletroeletrônicos, compostagem, qualidade do ar nas escolas, inventário arbóreo e estratégias para acesso a recursos como o ICMS Ambiental e o Programa Município VerdeAzul – são questões problemáticas para as cidades, especialmente os municípios mais populosos.

“É papel da sociedade civil construir ambientes de debate para busca de soluções em conjunto. Por isso reforçamos o convite a profissionais, estudantes, pesquisadores, gestores, investidores interessados na questão do desenvolvimento das cidades e do meio ambiente”, diz Fernando Junqueira, presidente da AEAARP.

Integram o Consórcio 42 municípios, além de Ribeirão Preto. O CMM foi criado em 2017 com foco em promover ações conjuntas para o desenvolvimento de indicadores sociais da região da Mogiana. Além de atuar na articulação política, acompanhando ações, projetos e convênios dos municípios nas esferas estadual e federal, promove ações para formação e qualificação dos gestores públicos municipais.

Programação

9h30 – Resíduos Volumosos: sofás e móveis
10h15 – Eletroeletrônicos: TV, computador
11h – Compostagem: caso Adamantina
12h – Almoço
13h30 – Qualidade do ar em escolas
14h15 – Inventário arbóreo
15h – Programa Município VerdeAzul
15h30 – ICMS Ambiental

O projeto Ribeirão Floresta reflete o compromisso da AEAARP com o fortalecimento da sustentabilidade urbana e rural, valorizando o papel das engenharias e ciências ambientais na construção de cidades mais resilientes e saudáveis.

Em 2024, o Ribeirão Floresta promoveu cerca de 100 horas de seminários gratuitos para a população sobre reflorestamento urbano, com aulas sobre poda e cuidados com árvores em ambiente urbano, pragas decorrentes de manutenção inadequada, técnicas de plantio etc.

Serviço
Oficina de Soluções Ambientais
Data: 
14 de maio – 9h30
Inscrições gratuitasaeaarp.org.br/eventos

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Academia Livre de Música e Artes realiza recitais em Guará e São Joaquim da Barra

Reunindo 188 alunos do Núcleo 2 da escola, os concertos acontecem no dia 12 de junho e marcam o encerramento do semestre letivo. Os estudantes se apresentam em recitais de violino, violoncelo, flauta, clarinete e percussão, na escola Adelaide Garnica, em Guará, e no Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau, em São Joaquim da Barra. O acesso é aberto e gratuito à população.