A Cia Raros Circo e Teatro, de Ribeirão Preto (SP)leva o Circuito Cultural Lugar de Criança é no Teatro para Viradouro, no interior de São Paulo, neste sábado (28/9) e apresenta o espetáculo Reciclown Circus no Teatro Municipal da cidade (rua São João, 86), às 16h. A entrada é aberta e gratuita com campanha de ingresso solidário (doação de 1kg de alimento não perecível). O vídeo teaser do espetáculo pode ser acessado pelo YouTube.
O universo socioambiental é a temática central da montagem “Reciclown Circus”. Neste espetáculo, o grupo mostra como pequenas ações impactam o cotidiano de uma comunidade e reforça a importância de iniciativas como a separação, reutilização e reciclagem de materiais descartados pela população diariamente. A produção também enfatiza o papel social de cada pessoa para conscientizar e transformar o modo como a sociedade lida com o lixo que produz.
O ator Fábio Brasileiro, coordenador geral da Cia Raros Circo e Teatro, reforça que o foco desta próxima apresentação do circuito é atingir a população em geral. “A Cia Raros Circo e Teatro acredita que o contato com o circo-teatro, que possui uma rica linguagem artística, oferece às pessoas a possibilidade de acessarem diferentes áreas de sua formação como ser humano”, pontua Fábio Brasileiro. Para o artista, a proximidade com variadas realidades, opiniões e formas de expressão enriquecem as habilidades afetivas, intelectuais, cognitivas, éticas e sociais de forma poética.
Embora a proposta inicial do trabalho seja atingir crianças e adolescentes na faixa etária de oito a 15 anos (estudantes do 2º aos 9º anos do Ensino Fundamental), o Circuito Cultural Lugar de Criança é no Teatro prevê apresentações abertas ao público em geral, como acontecerá em Viradouro neste sábado (28).
Além do espetáculo Reciclown Circus, o Circuito Cultural reúne mais três produções. Em “Clownflitos Amorosos”, a importância do respeito e da convivência com o outro é mote da montagem. As dificuldades das relações humanas são abordadas pela Cia de forma poética, propondo uma reflexão sobre o exercício de entender o outro para gerar boas convivências no coletivo.
“Clownfusão, os internacionalmente desconhecidos” trata da historicidade do circo clássico e de todos os elementos que compõem a estética do circo tradicional. Nesta montagem, a narrativa é baseada numa dupla de palhaços que disputam entre si a atenção e os aplausos do público. A peça reúne diferentes números da tradição circense, com destaque para malabarismo, palhaçaria e chicote.
Fechando a programação, “Tradição, Paixão e Circo” aborda, de forma divertida, o desafio do circo para concorrer com as novas tecnologias do entretenimento. Cansado desse embate, o dono do circo decide que não haverá espetáculo e que ele será fechado. Indignados, os vendedores de guloseimas exigem que a apresentação aconteça porque o público está presente. Juntos, eles se revezam com o chicote, palhaçaria, malabarismo, arame e outras atrações circenses. Mas decidem que está é a última sessão do circo.
A agenda completa do projeto segue até o início de 2025. Bárbara Scatena, da Origem Produções – empresa responsável pela produção do projeto -, lembra que as apresentações direcionadas ao público geral recebem a sugestão de doação de um quilo de alimento não perecível. “A arrecadação beneficiará uma instituição social de cada cidade que recebe o espetáculo”, enfatiza.
Resultado de uma premiação do ProAC – Programa de Ação Cultural do Governo do estado de São Paulo, na linha de Produção e Realização de Mostra, Festival, Conferência, Mercado ou Premiação, o Circuito Cultural Lugar de Criança é no Teatro tem apoio da Usina Pitangueiras e da Viralcool
Serviço:
Circuito Cultural “Lugar de Criança é na Escola”
Data e horário: 28/09 (sábado) | 16h
Espetáculo: Reciclown Circus
Local: Teatro Municipal de Viradouro (rua São João, 86)
Acesso: 1 kg de alimento não perecível
Sobre a Cia Raros Circo Teatro
Fundada em 2016, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, por Fábio Brasileiro, João Marcílio e Daniella Brasileiro, a Cia Raros Circo Teatro é um grupo de circo e teatro de repertório, que aposta no trabalho para além dos limites do espaço cênico. As pesquisas que balizam a concepção de cada espetáculo são realizadas em quatro eixos: popular (não apenas como linguagem, mas como meio de produção e difusão cultural), dramaturgia autoral, ocupação de ruas e espaços não convencionais, compartilhamento de saberes e formação de público.
Desde 2017, a Raros Circo Teatro tem realizado apresentações e ações formativas em cidades afastadas dos grandes centros urbanos do Brasil. Promoveu circulações em pequenas cidades e povoados no sertão Nordestino (Paraíba e Ceará), e ainda executa circulações independentes em cidades do interior paulista em escolas, ruas e praças. Tem em seu repertório quatro espetáculos: Clownfusão, Os Internacionalmente Desconhecidos (2016); Clownflitos Amorosos (2019); Reciclown Circus (2021) e o Tradição, Paixão e Circo (2022), todos com premiações e inúmeras apresentações no estado de São Paulo.
A companhia tem alcançado destaque no cenário cultural e críticas positivas nos últimos anos, sempre valorizando a linguagem do circo e teatro, com um olhar sensível sobre a multiplicidade da poética da arte circense, pensando nas infinitas possibilidades do campo de atuação cênica. É presença constante em festivais nacionais e internacionais.
Redes Sociais da Cia
Instagram: @raroscircoteatro
YouTube: https://www.youtube.com/@RarosCircoTeatro
Sobre a Origem Produções
Empresa de consultoria e gestão de projetos criativos, com vocação consolidada para atuar em diversas áreas, como cultura, educação, sustentabilidade, esporte e responsabilidade social. Fundada em 2007, a Origem Produções desenvolve trabalhos em todo o país e soma experiências no exterior. Com equipe capacitada e constantemente atualizada sobre as exigências legais e tendências nas diferentes áreas de atuação, a produtora vem se destacando no mercado e conquistando a confiança de clientes e parceiros com transparência. Seus serviços, alinhados às estratégias de negócios e de comunicação das empresas, ampliam o relacionamento com a comunidade e colaboradores, além de dar visibilidade às políticas corporativas. Como interface entre artistas e patrocinadores, a Origem propicia o acesso à cultura, a interação social e o desenvolvimento humano