O Centro Cultural “Chafi Miguel Salomão”, em Cravinhos, realizou na noite de quinta-feira (13/11), a abertura da exposição “Iacobus Gaudet – Os caminhos de Santiago na Galícia”. A Mostra que é realizada em parceria entre o Escritório de Turismo da Embaixada da Espanha e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com apoio da Prefeitura de Cravinhos, pode ser visitada, gratuitamente, até o dia 14 de dezembro.
O objetivo da exposição é exprimir a alegria dos peregrinos em seu encontro com a terra do apóstolo, celebrando o Caminho e participando da grande festa da Galícia. Um canto de júbilo no qual a comunidade de fiéis e peregrinos, reunida diante do altar-mor da Basílica jacobeia, agradecia a Santiago o Maior, em sua plenitude medieval, sua intercessão e defesa espiritual.
O mesmo espírito que há mil anos moveu as multidões a superar obstáculos e a peregrinar até Compostela continua a promover hoje, através de um fio condutor considerado o Primeiro Itinerário Cultural da Europa e Patrimônio da Humanidade, a sagrada viagem até o coração da Galícia.
“Quero convidar a todos de Cravinhos e região para prestigiarem de perto essa exposição internacional, que chega pela primeira vez no interior paulista”, diz a secretária municipal de Cultura e Turismo de Cravinhos, Andréa Gaspar.
Os caminhos de Santiago na Galícia são uma experiência revigorante e única a se desfrutar em um espaço aberto e acolhedor, traçado na paisagem galega e no seu imaginário cultural, como parte essencial da identidade de um povo hospitaleiro, sensível e orgulhoso das suas tradições.
“Desde quando a Andréa Gaspar, o seu esposo José Carlos e o nosso amigo e vice-prefeito de Cravinhos, Yann Carrascosa estiveram na Embaixada da Espanha em São Paulo, tivemos a certeza que poderíamos ter uma parceria bem forte e trazer uma de nossas exposições para a cidade de Cravinhos. Só temos que agradecer esse acolhimento que tivemos aqui na cidade, e que possamos expandir essas parcerias para outras áreas da cidade”, diz o diretor da Oficina de Turismo da Espanha, Miguel Sandoval-Nieto.
Uma terra segura e acolhedora, que partilha e convida a ser conhecida, que oferece ao mundo uma experiência gratificante através de uma peregrinação viva. É por isso que Compostela e a Galícia podem dizer com justiça que, efetivamente, Iacobus gaudet (expressão que faz parte de um hino medieval composto no século XII para ser cantado na festa de 25 de julho, dia de Santiago).
“O Brasil e a Espanha estiveram sempre interligados ao longo do tempo, por isso que possamos em um futuro bem próximo termos aqui palestras de diversos segmentos, inclusive com a chegada de empresas espanholas para o município de Cravinhos”, afirma o vice-Cônsul Honorário da Espanha em São Paulo, Jacobo De Cal y Alonso.
A exposição é gratuita e pode ser visitada no Centro Cultural “Chafi Miguel Salomão” (Rua XV de Novembro, 509 – Centro), de 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Na 3ª, 4ª e 5ª feira, reabre das 19h às 21h.
O evento ainda contou com a participação de diversas autoridades, entre elas: o vice-prefeito de Cravinhos, Yann Carrascosa; a secretária municipal de Cultura e Turismo, Andréa Gaspar; a secretária municipal de Educação, Márcia Fernandes Donato; o vice-Cônsul Honorário da Espanha em São Paulo, Jacobo De Cal y Alonso; o diretor da Oficina de Turismo da Espanha, Miguel Sandoval-Nieto; a diretora municipal de Cultura e Turismo, Maria Fernanda Molezini; o presidente municipal do MDB, José Carlos Carrascosa dos Santos (Boi); e os vereadores Gérson Carrascosa e José Antônio Gonçalves (Zé da Bicicletaria).
Apresentação de Dança
Durante a abertura da exposição também aconteceu a apresentação do Grupo Casa Aura Flamenca, com as bailarinas Carol Robatini, Camila Godinho e Bárbara Alves. Além da sonoplastia de Gustavo Rosa. Diversas danças puderam ser apresentadas e encantaram a todos que se fizeram presentes ao evento.













