CASA DA CRIANÇA VOLTA A ATENDER CRIANÇAS CRAVINHENSES

CASA DA CRIANÇA VOLTA A ATENDER CRIANÇAS CRAVINHENSES

AS ATIVIDADES FORAM RETOMADAS NO ÚLTIMO DIA 7 DE MARÇO E A INSTITUIÇÃO JÁ CONTA COM 120 CRIANÇAS MATRICULADAS.

Fundada em 1964, a Casa da Criança de Cravinhos é uma referência no município e atua há quase 60 anos auxiliando na educação e colaborando com a formação social de milhares de crianças.

O ano de 2020 foi um grande desafio para a humanidade atingida pela Covid19, pandemia que afetou a vida de famílias, bem como a rotina de empresas, escolas, indústrias e também da instituição cravinhense, que com a instabilidade mundial passou a ter dificuldades financeiras. Com este cenário, em dezembro de 2021, a Casa da Criança de Cravinhos se deparou com a triste realidade de ter que fechar as portas e encerrar definitivamente suas atividades. 

NOVA DIRETORIA, NOVOS CAMINHOS 

Luis Guilherme Ramos Moraes é advogado e está ao lado da dentista Cristiane Loureiro Margato Moraes, há 17 anos. O casal sempre atuou na área assistencial do município e quando a informação sobre o fechamento da Casa da Criança chegou até eles, ambos decidiram que não podiam deixar isso acontecer. “Sempre atuamos na área social de Cravinhos. Já trabalhamos com projeto de recreação para crianças nos finais de semana e temos ativo nosso primeiro projeto, que é a Casa da Sopa, fundada em 2008, que em 2019 tornou-se o Instituto Amigos do Girassol”, disse Luis Guilherme.  

“A Casa estava para ser fechada quando tomamos ciência em dezembro de 2021. Diante disso, juntamos um grupo forte, formado por pessoas vindas de famílias que no passado já ajudaram a Instituição e decidimos nos empenhar, trabalhar firme e não permitir que a Casa da Criança, que é tão importante para cidade, fosse fechada”, complementou o advogado. 

O casal disse que desde 2019 desejavam integrar a diretoria da instituição. “Nós tentamos ingressar na Casa da Criança em 2019, mas acabou não dando certo, então decidimos aguardar o momento certo. Foi quando no final de 2021, com a diretoria anterior já decidida a fechar a Casa por falta recursos, eu e minha esposa entendemos que era o momento certo de abraçarmos esse projeto.”  

De acordo com Luís Guilherme a atual diretoria é toda voluntária. “Nossa diretoria é toda voluntária, cada um tem a sua profissão, cada um tem o seu trabalho, sua atividade. Eu e a Cris, minha esposa, nos desdobramos para manter tudo caminhando”, contou. 

MOTIVAÇÃO 

Luis Guilherme e Cristiane contam que a motivação para lutarem pela permanência da Casa da Criança de Cravinhos é ter a oportunidade de contribuir e ver de perto a vida de crianças sendo mudadas. “Certa vez, quando entregávamos sopa, tínhamos contato com várias crianças e depois de anos, acabamos vendo uma delas em uma situação lastimável e isso foi um “baque” para nós. Naquele momento tivemos certeza que não podíamos deixar isso acontecer novamente”, disseram. 

Além desse episódio que marcou a vida do casal, Cris contou que sua família sempre gostou muito de ajudar o próximo, por isso sempre teve bons exemplos neste sentido. “Eu venho de uma família aqui de Cravinhos que sempre ajudou muito as pessoas, meu avô, José de Souza Loureiro participou da diretoria lá no início da fundação da Casa da Criança e a senhora Filomena de Gásperi a fundadora oficial da Casa da Criança era vizinha do meu avô, então eu convivi muito com ela, essa parte de ajudar já era da minha família”, explicou Cristiane.

 Luis Guilherme completou e disse que ajudar o próximo se tornou o seu estilo de vida. “Eu acredito que nós não estamos aqui nessa Terra à toa. Não estamos aqui só para trabalhar, comer e se divertir, não. Porque existe pessoas com mais condições financeiras, outras menos, por isso cabe a nós sempre estender a mão e ajudar. Eu coloquei como objetivo de vida, nós sermos útil na vida de alguém.”  

INÍCIO DAS AULAS, REALIZAÇÃO DE UM SONHO  

Dois meses, foi o tempo que a nova diretoria da Casa da Criança de Cravinhos teve para se organizar e reabrir as portas. Para isso, a diretoria contou com o apoio da Prefeitura. “A Casa da Criança sempre teve uma parceria com a Prefeitura e com a sociedade cravinhense, e isso é importante porque é através dessas parcerias que somos auxiliados no mantimento da instituição. Nessa retomada dos trabalhos, o apoio municipal foi imprescindível para conseguirmos reabrir. Eles auxiliaram com reformas elétricas, pois a fiação havia sido roubada e também consertaram a estrutura do telhado que estava com goteiras”, explicou Luís Guilherme.  

As aulas foram retomadas no dia 7 de março e toda a equipe da Casa da Criança pôde receber de braços abertos 120 crianças, com idade entre 6 e 12 anos, ávidas por aprender, brincar e se divertir. “Nós não víamos a hora de dar início às aulas. Foi uma felicidade que não cabia no peito receber cada criança”, disse o casal emocionado. 

Luis Guilherme e Cristiane não tem filhos biológicos, mas de coração, ganharam 120. “Eu falo que nós ganhamos um presente, não temos filhos biológicos, mas de coração ganhamos 120, e com certeza em nossos corações tem espaço em para todos quantos quiserem vir”.

Junto a todo o carinho para receber os alunos, a equipe da Casa da Criança preparou muitas atividades para colaborar com o desenvolvimento das crianças. “Estamos iniciando com muitas atividades para as crianças, que já estão tendo aula de música, artesanato e judô. Em breve teremos também, oficina de culinária, capoeira, informática e fechamos uma parceria com a Escola de Inventor de Ribeirão Preto”.  

PRÓXIMOS PASSOS 

Para o casal, fortalecer o retorno da Casa da Criança de Cravinhos, bem como as atividades que estão sendo implantadas está entre os próximos passos projetados. “Hoje nosso principal objetivo é fortalecer o retorno das atividades da Casa e das parcerias que conquistamos até aqui”, explicaram. 

Outro projeto que o casal tem planos de criar é para atender adolescentes com idade entre 12 e 18 anos. “Ainda existe uma lacuna no acompanhamento de adolescentes com idade entre 12 a 18 anos. Nosso propósito é pensar em ações para aplicar a essa faixa etária. Queremos um projeto a parte, acompanhamento a parte, com o objetivo de dar continuidade a tudo o que foi construído durante a infância da criança”, disse Luis Guilherme e Cristiane. 

COMO TUDO COMEÇOU 

A Casa da Criança de Cravinhos foi fundada em 08.12.1964, teve como idealizador e primeiro presidente o Promotor Público Dr José Henrique Pierângelli, que com grande adesão da sociedade cravinhense, conseguiram edificar o prédio e iniciar atendimento às crianças da cidade em pouco mais de três anos. 

Vale destacar o trabalho dos primeiros diretores e colaboradores: Dr Manoel Ferraz do Valle; Sr. Pedro de Gásperi e esposa, saudosa D. Filomena; Dr. Américo B. Pagano; Sr. Luiz Vieira; Sr. André Carrascosa; Sr. Pedro Fracon e muitos outros, que por gerações mantiveram o atendimento por mais de 50 anos, até os dias de hoje. 

A Casa da Criança sempre se destacou por seu trabalho no atendimento, se atualizando e se adequando às necessidades de suas crianças, muitas delas em extrema vulnerabilidade, proporcionando condições para sua formação com dignidade. 

Durante esses mais de 50 anos, houveram percalços, alguns superados com muita dificuldade, já que além da sociedade cravinhense, é indispensável o apoio do poder público em suas esferas municipal, estadual e federal para manutenção da entidade. 

Hoje temos uma nova diretoria iniciando sua gestão, após as dificuldades causadas pela pandemia de covid 19, com novos desafios no atendimento e inclusão das crianças na sociedade em rápida transformação, trazendo novos obstáculos a serem superados, sempre com trabalho e otimismo. 

A Casa de Criança de Cravinhos é fruto do amor e da vontade da comunidade cravinhense, que dela se orgulha, ajuda e também exige resultados, na busca de um País do qual possamos nos orgulhar. (Fonte: Texto elaborado por um dos netos dos fundadores da Casa da Criança de Cravinhos.) 

VOCÊ PODE FAZER PARTE DESSE RECOMEÇO!

 Atualmente a Casa da Criança de Cravinhos está se reestruturando e você pode fazer parte desse novo início. 

– Fazendo uma visita na Casa da Criança para conhecer as instalações: Entre em contato pelo telefone (16) 99453 – 4251 (falar com Gisele ou Silvana) 

– Realizando sua doação através do PIX: 47405923.0001 -97 (CNPJ da Instituição) 

Acesse as redes sociais da Casa da Criança e fique por dentro de todas as atividades e ações desenvolvidas. Instagram: @casa.da.crianca.oficial Facebook: @casadacriancadecravinhos 

Por: Crislaine Messias

Fotos: Kátia Bionês

COMENTÁRIOS

Os comentários não representam a opinião do nosso website. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Ajude-nos a melhorar nosso website

Nos informe sobre erros de digitação, informações ou problemas técnicos.