Cabíria Festival abre inscrições para atividades de formação em São Paulo

Cabíria Festival abre inscrições para atividades de formação em São Paulo

Eventos acontecem na ESPM e na Cinemateca Brasileira entre os dias 18 e 23 julho, com sessões de curtas e longas-metragens, encontros e atividades de formação como workshops e oficinas

A indústria criativa está entre os mais dinâmicos setores do comércio mundial, segundo relatório lançado pela Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento. O setor da Cultura busca incentivar as instâncias produtivas e encaminhar políticas e diretrizes para seu pleno desenvolvimento.

O Cabíria Festival, dedicado à representatividade de mulheres e à diversidade nas telas, está inserido nesse contexto e retorna a capital paulista em sua quinta edição, com programação diversificada presencial e online, entre os dias 18 e 23 de julho.

A ESPM e a Cinemateca Brasileira serão os palcos para as sessões de curtas e longas-metragens, encontros e atividades de formação como workshops e oficinas, tudo com inscrições prévias. No Online, os filmes poderão ser vistos por meio das plataformas Spcine Play, além de programação em parceria com o Telecine e Mubi.

A programação é gratuita e as inscrições podem ser efetuadas por meio do site, com vagas limitadas.

Programação

Entre os destaques estão os workshops Clímax: o roteiro nas telas, ministrado por Gisele Jordão, coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM, que oferece uma oportunidade de aprendizado sobre o planejamento estratégico e modelos de negócios para projetos audiovisuais.

Produção e Distribuição, que contam com a participação de Barbara Sturm, diretora da Elo Studios e criadora do Selo ELAS, juntamente com Gabriel Cohen, da equipe de coprodução e licenciamento do Telecine, conversarão com criadores e roteiristas numa imersão no mercado audiovisual brasileiro de produção e comercialização de longas-metragens.

Na parte de encontros, temos o Paradiso Multiplica, onde Juliana Rojas discute a influência da narrativa fantástica em seu trabalho como roteirista e diretora; Rádio Novelo Apresenta, uma versão ao vivo do podcast original da Rádio Novelo, apresentado por Branca Vianna, com a participação de Bárbara Rubira, Natália Silva e Paula Sacchetta, que revisita dois episódios com protagonismo feminino.

Já A obra antes da tela: Desenvolvimento de Projetos em Festivais, Vana Medeiros conduz o debate sobre estratégias de desenvolvimento de projetos e autorias em festivais, com as presenças das heads dos Laboratórios da Berlinale Talents, Linda Kirmse e Sarah Schlüssel, com as cineastas Rafaela Camelo e Fernanda Polacow, e o cineasta Manu Lavor.

A programação inclui a masterclass Formação Spcine Convida – Master ‘Navegações Estéticas’, com Everlane Moraes, oferece uma perspectiva de um cinema não-hegemônico e que explora diferentes personagens e territórios com um viés decolonial (lógica da modernidade capitalista). Já a oficina de Crítica Cinematográfica, com a crítica e jornalista Flávia Guerra, propõe apresentar os principais conceitos e referências para a análise especializada de uma obra audiovisual. Os participantes serão convidados a praticar o aprendizado por meio da escrita de críticas sobre os curtas presentes na programação do festival.

Serviço

5ª Edição do Cabíria Festival

Mostra de filmes + Encontros + Prêmio e Lab de Roteiros

Data: de 18 a 23 de julho

Locais: ESPM – Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo

Cinemateca Brasileira – Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – São Paulo

Presencial e Online

Mais informações: https://www.cabiria.com.br/

Encontros e Inscrições: https://www.cabiria.com.br/encontros/

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Pular para o conteúdo