Biblioteca Sinhá Junqueira realiza Festival Potências Pretas neste fim de semana

Biblioteca Sinhá Junqueira realiza Festival Potências Pretas neste fim de semana

Festival terá artistas pretos para debates, literatura, samba, poesia, rap, funk, grafite e muito mais.

A Biblioteca Sinhá Junqueira estreia neste fim de semana (19/11) a primeira edição do Festival Potências Pretas, que irá reunir artistas pretos de diversos seguimentos como artes, literatura, música e ancestralidade.

Entre as atividades, está o lançamento do romance Via Ápia do escritor Geovani Martins, roda de conversa com mulheres pretas, apresentação de MCs, samba com Batuka Nega, o Projeto Thata Troca que propõe um diálogo sobre as questões raciais, além de formas para falar sobre racismo educando e fazendo refletir. Por fim, apresentação musical com Vinicius Preto Convida Onã, Afronauta, Cesar Hostil e Dj Spin.

“A ideia do Festival é pensar nos corpos negros a partir de uma visão futurista. Entender, estudar e saber do passado é essencial para novas possibilidades, novos mundos, novos rumos. Queremos discutir as oportunidades, trocar experiências, pensar em carreiras, ir além do que é mostrado e do que estabelecido para sermos donos do nosso próprio futuro”, comenta o produtor cultural e idealizador do Festival, Vinicius Moura.

Confira a programação completa:

Festival Potências Pretas

Geovani Martins – Lançamento de Via Ápia
Data: 19/11 (sábado), 10h. Seu primeiro livro, a coletânea de contos O sol na cabeça (Companhia das Letras, 2018), está sendo adaptado como série e ganhou edições em dez territórios. Em 2022, lança o seu novo livro Via Ápia: Cinco jovens têm a vida abalada quando a polícia invade a Rocinha para instalar uma UPP.

Batuka Nega – Samba
Data: 19/11 (sábado), 12h. Banda criada há 15 anos, tiram de letra o preconceito que um grupo de samba e pagode formado por mulheres negras provoca até hoje.

Soberana Ziza
Data: 19/11 (sábado), 13h. Em sua pesquisa mais recente se dedica a investigar o apagamento negro na cidade de São Paulo, ocupando e reivindicando as nossas histórias tendo a figura da mulher como condutora dessa nova história.

Thata Alves – Thata Troca
Data: 19/11 (sábado), 14h.

Roda de Conversa: Mulheres Pretas do CapTurArte
Data: 19/11 (sábado), 15h.  

Mc Carol ZN
Data: 19/11 (sábado), 16h. Através do funk e trapfunk, Carol ZN sempre abrange temas conscientes, de superação e sobre empoderamento das mulheres em maioria de suas composições.

Mina Lua (Lua MC)
Data: 19/11 (sábado), 17h. Com grande influência do Rap old school como Racionais Mc’s, Negra Li, Atitude Feminina e Emicida, a artista mantém uma personalidade única, atualmente produzindo conteúdo artístico musical voltado para o Rap/Trap/Drill/Funk e R&B, além de dar continuidade à intervenção cultural BDL (Batalha da Lua).

Avinny
Data: 19/11 (sábado), 18h. Avinny é uma cantora intérprete e compositora nascida na zona norte de ribeirão preto. artista trans, independente representando a cena LGBTQIAP+. Uma voz marcante que impacta todos através de grandes canções da black music desde Alcione, Sandra de Sá, Djavan à artistas atuais como Iza, Lineker e Gloria Groove.

Vinicius Preto Convida Onã, Afronauta, Cesar Hostil, Dj Spin
Data: 19/11 (sábado), 19h. Vinicius Preto apresenta o show de “Flores, Votos e Balas”, seu mais novo trabalho. No show, o rapper traz a mescla do rap com elementos afro-brasileiros, diversas participações e canta músicas dos seus mais de 10 anos de carreira. 

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Pular para o conteúdo