BETO VACA: UMA LENDA VIVA

Beto Vaca é uma das personalidades mais conhecidas da cidade de Cravinhos. Até mesmo pessoas de outras cidades sabem da sua fama e quando vem a nossa cidade fazem questão de visitá-lo. Mas, por que será que ele é tão conhecido? 

O Beto é dono de um bar, mas não é um bar qualquer. Quem passa por lá pode achar de início um pouco estranho, pois há muitas coisas penduradas e é possível encontrar de tudo. Tudo mesmo, pneu velho, garrafas, placa de trânsito, caixão, entre outros. São centenas de objetos e tão diferentes que é impossível contar todas as coisas que enfeitam o bar. Acho até que nem ele sabe a quantidade! Nesta história iremos contar um pouco dessa lenda viva de Cravinhos. 

Luis Roberto é o nome da nossa personalidade. Daí vem o “Beto”. Já “Vaca” vem da época em que ele trabalhava em um posto de gasolina, onde gostava de mexer com o gado que estava carregado nos caminhões que lá paravam. Quando alguém precisava dele, sempre o encontrava no meio das vacas. Assim, ficou conhecido como “Beto Vaca”. 

Depois de muitos anos trabalhando no posto, resolveu montar um bar. Segundo ele mesmo, não gostava de jogar coisas fora, então, a solução foi aos poucos pendurá-las no seu bar. Com o tempo, os objetos foram aumentando. Clientes e amigos também começaram a levar objetos para ele e o local ficou parecido com um grande depósito de coisas estranhas. 

Assim, começou a fama do Beto Vaca, que dizem ser internacional, e continua até hoje com quase cinquenta anos de tradição. Ele gosta de se chamar “Patrimônio da Humanidade”. 

Além do bar diferente, ele escreve uma coluna semanal para o jornal da cidade e é muito atencioso com todos que frequentam o seu bar, sempre contando muitas histórias divertidas, inclusive da própria vida. 

Esperamos que você, quando estiver em Cravinhos, venha conhecer o Beto Vaca e, como nós, escutar suas histórias! 

Autores: 

Luciano Geloni Junior 

Vinicius Vital de Medeiros 

História retirada do Projeto Nossa História na Biblioteca: Algumas Histórias de Cravinhos

Beto Vaca

Proprietário do peculiar "Bar do Beto Vaca", é uma figura icônica e lendária de Cravinhos com personalidade carismática. Beto compatilha suas experiências de vida, pensamentos e ótimas histórias.

Pular para o conteúdo