Todo mundo tem uma história pra contar, imagine quantos causos uma cidade pode nos contar!
Em cravinhos há uma história que aconteceu há muitos anos atrás e que virou uma lenda. Não se sabe ao certo, mas alguns falam que em 1905 um circo foi montado ao lado do mercado municipal.
Esse circo fez muito sucesso com as crianças, adolescentes e adultos. Havia um palhaço chamado Léo que era muito querido pelos moradores da cidade, pois ele fazia várias brincadeiras e palhaçadas para o riso de todos.
A família circense resolveu ir embora pra outra cidade, a tristeza era muita, principalmente porque o palhaço Léo também ia embora. Enquanto era recolhida a lona do circo, o palhaço começou a gritar para que as crianças corressem e fugissem. Um dos mastros do circo soltou e o palhaço segurou para as pessoas saírem de baixo, mas, o mastro caiu sobre seu corpo tirando sua vida.
Todos da cidade compareceram ao seu enterro, assim, o circo se foi para sempre deixando em nossa cidade a lembrança do palhaço Léo. Logo depois de sua morte nasceu um coqueiro no túmulo em que foi enterrado. O grande mistério é que ninguém na época soube dizer como ou quem tinha plantado e todos ficaram muito assustados!
Alguns pensam até que o coqueiro era assombrado e outros que o coqueiro surgiu em memória do mastro que caiu em cima do palhaço. Com o tempo, para algumas pessoas essa história se transformou apenas em mais um dos causos da cidade. A verdade é que o coqueiro permaneceu em nosso cemitério até 2002, quando não suportou mais e morreu.
Esperamos que você tenha gostado da nossa história e, ver um coqueiro ou um palhaço, lembre-se da lenda quando do “Palhaço do Coqueiro de Cravinhos”!
Autores:
Rafaela Talita da Silva
Kelvin Alves Losano
Gabriele Nascimento Bueno
Luan Enrique Quadro Losano
História retirada do “Projeto Nossa História na Biblioteca: Algumas Histórias de Cravinhos“