Começa no dia 16 de maio, sexta-feira, a primeira edição de 2025 do Revelando SP, maior festival da valorização das culturas tradicionais paulistas, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte. Essa edição conta com a correalização da Prefeitura da Estância Turística de Barretos. O festival, que tem entrada gratuita, acontece até domingo, dia 18.
A edição de Barretos, que será realizada no Recinto Paulo de Lima Correa, tem 80 participantes, com 29 expositores de artesanato, 26 culinaristas e 25 manifestações artísticas. Ao todo, 44 municípios estão representados no evento. De Barretos vêm o Adélia Maravilhas do Milho, Artesanato Country, Ateliê Ângela Reciclarte, a Costela de Chão e o Sanduíche de Costela, além de expressões musicais como Doni & Léo Viola e Sergio Marques. Também marcam presença o Grupo de Catira Espora de Prata e a Família São Gonçalo, assim como representações tradicionais das folias com a Cia A Viagem dos Três Reis, Cia de Reis Santa Izabel, Cia Estrela Sagrada, Cia Magos D’Oriente, Cia Mensageiro dos Três Reis, Cia Nova Geração, Cia Reis Guia D’Oriente, Comitiva Antônio Ângelo, Comitiva Sarará e a Congregação de Cantos Epifânicos Irmãos Borges.
De Olímpia, vêm a Companhia de Reis Lapinha de Belém, o Grupo Folclórico Dança de São Gonçalo, a Orquestra de Violas Caipira ABECAO, o Terno de Congada Chapéu de Fitas e o Terno de Moçambique São Benedito.

O Revelando SP Barretos tem ainda uma programação de shows, com o cantor e compositor Renato Teixeira, o trio Barra da Saia fazendo uma homenagem ao centenário de Inezita Barroso, a dupla Carreiro & Capataz e a Big Band – Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos, além de abrigar o lançamento do livro “O folclore é um processo”, de Estevão Amaro dos Reis, a exposição “Arte Sacra para ver e sentir”, uma parceria com o Museu de Arte Sacra de São Paulo, e muito mais.
O Revelando SP já teve mais de 60 edições ao longo de quase três décadas, consolidando-se como o principal evento de promoção e difusão da cultura de raiz paulista, fortalecendo os vínculos entre tradição e identidade. Após Barretos, o festival passa em Iguape, em junho, em São José dos Campos, em julho, em Presidente Prudente, em agosto, e encerra seu calendário de 2025 em São Paulo, em setembro.
Serviço
Revelando SP – Barretos
Data: 16 a 18 de maio de 2025, a partir das 10h
Local: Recinto Paulo de Lima Correa (Av. Vinte e Três – Centro)
Entrada Gratuita
Classificação: Livre
Sobre o Revelando SP
Maior festival de economia criativa e cultura tradicional do estado de São Paulo, o Revelando SP, programa de salvaguarda da cultura tradicional paulista da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, tem como propósito valorizar o patrimônio imaterial paulista. Com mais de 60 edições realizadas ao longo de quase três décadas, é uma festa gratuita que reúne a pluralidade da culinária tradicional, o artesanato, a música e as diversas manifestações da cultura popular regional. O encontro destaca os talentos locais, promovendo suas obras e facilitando a conexão com o público e investidores, e promove ainda a troca de experiências, a articulação entre comunidades, o intercâmbio de saberes e fazeres e a geração de renda.
Sobre a Associação Paulista dos Amigos da Arte
A Associação Paulista dos Amigos da Arte é uma Organização Social de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 20 anos de atuação, a Organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.