Bandalheira do Bem se apresenta no Teatro Municipal de Ribeirão Preto

Bandalheira do Bem se apresenta no Teatro Municipal de Ribeirão Preto

Música, circo e alegria: Bandalheira do Bem leva ao Teatro Municipal um show para cantar, brincar e aprender — gratuito e aberto à comunidade.

A Bandalheira do Bem realiza uma apresentação gratuita no Teatro Municipal de Ribeirão Preto, na próxima quarta-feira (29/10), às 9h30, voltada a escolas, instituições socioeducativas com atividades voltadas ao público infantojuvenil e à comunidade.

O espetáculo marca o final da temporada 2025 do grupo e traz um repertório que combina canções do cancioneiro popular, como Sítio do Pica-Pau Amarelo, Lindo Balão Azul e Piruetas, bem como cortejos musicais e performances que exploram a diversidade artística do grupo – com destaque para novas canções autorais, lançadas neste mês de outubro em comemoração ao Dia das Crianças. Entre as composições inéditas estão “Pipa de Papel”, “Profissão Criança” e “Lá vem a Bandalheira”, esta última tema que acompanha, a partir desta temporada, os cortejos e apresentações do grupo pelo interior paulista.

Segundo o músico e coordenador do projeto, Dimi Zumquê, o grupo buscou criar um repertório que conecta memória e descoberta, reforçando o caráter educativo e afetivo da iniciativa. “Selecionamos canções que dialogam com o imaginário coletivo e com as lembranças da infância, porque acreditamos que a música tem o poder de reconectar as pessoas às suas próprias histórias”, explica. Já quanto às composições autorais, ele explica que traduzem o espírito da Bandalheira — “são canções alegres, participativas e repletas de significados. Queremos que as crianças se divirtam, mas também se sintam parte dessa experiência musical”, complementa Zumquê.

Experiência plural e inclusiva

A formação da Bandalheira do Bem traduz a sua proposta socioeducativa, com uma diversidade de linguagens e perfis. Além de Dimi Zumquê, integram a trupe os músicos Eder Bortolato, Tales Gonzales, Michael Toro, Erick Ferreira, Pedrinho Brown, Junior Maia, Alessandra Freire, além das jovens cantoras Luisa Farias e Julia Lilás, que ampliam a identificação com o público estudantil. A multiartista Ju Cadeco leva ao palco sua bagagem no teatro, estimulando a empatia e a reflexão, enquanto o mágico Jhungors traduz a pedagogia em ilusionismo, despertando a curiosidade crítica das crianças e adolescentes.

Durante a apresentação, os artistas também explicam os instrumentos, os sons e o contexto das músicas e utilizam a dança, criando um ambiente de aprendizado que dialoga com as salas de aula. A metodologia reforça a ideia de que arte e educação são inseparáveis. “Nosso trabalho sempre parte da ideia de que a arte forma e transforma”, explica Dimi Zumquê, músico e coordenador do projeto.

Segundo Zumquê, o espetáculo vai além do entretenimento: busca estimular valores como respeito, cooperação, criatividade e pertencimento. “Agora, com o novo repertório autoral, reforçamos esse propósito. As canções traduzem a mensagem da Bandalheira que reforça alegria de estar junto, o poder de escutar e o prazer de aprender brincando”, completa.

Cultura como política pública

Nesta circulação, a Bandalheira do Bem fará ao todo 12 apresentações nas cidades de Guatapará, Pindorama, Santa Adélia, Ariranha, Paraíso, Ubarana, Luiz Antônio, São Simão e Ribeirão Preto. O grupo finalizará suas ações com uma live pela internet, no mês de novembro.

O projeto é uma realização da Zumquê Produções, com apoio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC ICMS) e patrocínio das empresas Açúcar Caravelas, Colombo Agroindústria e Grupo Imediato.

Histórico do projeto

A origem da Bandalheira do Bem é associada a ações voluntárias de seus integrantes, em hospitais e asilos, o que trouxe uma importante experiência ao grupo. Com apresentações desde 2017, a trupe faz um resgate da cultura popular brasileira – tendo como palco praças públicas, centros culturais e ainda   apresentações especiais em teatros, auditórios e centros culturais.

Serviço

Bandalheira do Bem – Espetáculo de música, dança e circo
Data
: 29 de outubro de 2025 (quarta-feira)
Horário:
9h30
Local: Teatro Municipal de Ribeirão Preto (Rua Álvares Cabral, 370 – Centro)
Entrada gratuita
Público-alvo: escolas e instituições socioeducativas com atividades voltadas ao público infantojuvenil e comunidade em geral.

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias