Aumento de prevalência de Autismo: Estudo mostra que os casos de crianças com TEA aumentaram nas últimas décadas

Aumento de prevalência de Autismo: Estudo mostra que os casos de crianças com TEA aumentaram nas últimas décadas

Dados do CDC, mostraram que 1 a cada 36 crianças dos EUA tem autismo; número desse estudo científico é 22% maior que o anterior, divulgado em dezembro de 2021

O relatório do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), realizado no último mês de março, apontou que uma a cada 36 crianças de 8 anos tem autismo, número 22% maior que o anterior. Em 2021, a pesquisa de vigilância havia apontado a prevalência do transtorno do espectro autista em uma a cada 44 crianças e, em 2004, a prevalência havia sido de uma a cada 150.

De acordo com o CDC, a tendência de aumento dos casos de autismo em crianças verificada nos últimos anos “tem sido amplamente interpretada como melhorias no diagnóstico mais equitativo do (transtorno do espectro do autismo), particularmente para crianças de grupos que têm menos acesso ou que enfrentam maiores barreiras na obtenção de serviços de saúde”.

O estudo também revelou que o diagnóstico de autismo foi quatro vezes mais frequente entre os meninos do que entre as meninas. O ano de 2020, porém, foi o primeiro ano em que mais de 1% das meninas de 8 anos foram diagnosticadas com autismo.

A Profa. Dra. Giovana Escobal, diretora do Instituto Abacare, com sede em Ribeirão Preto, interior de São Paulo e unidade em João Pessoa, Paraíba, ressalta que não existem muitas estatísticas referentes à população brasileira, além de pesquisas isoladas, mas é possível usar os números do CDC como uma referência do que está acontecendo no Brasil. “Os dados confirmam a análise de que o diagnóstico vem sendo feito mais precocemente. Quanto mais cedo se tem o diagnóstico, mais cedo se começa o tratamento, melhorando o prognóstico futuro”, diz.

Ribeirão Preto recebe simpósio de Análise do Comportamento neste fim de semana

O Abril Azul é comemorado todos os anos como um mês dedicado à conscientização do autismo, para celebrar a data, no próximo sábado (15), acontece o 1º Simpósio do Instituto Abacare. O evento reunirá 200 participantes no Hotel Mont Blanc para aprenderem sobre Análise do Comportamento em um ambiente de colaboração e interação.

O simpósio, que terá início às 8h e encerrará às 18h, abordará os seguintes temas: “ABA: uma ciência robusta”, “Formação em ABA”, “Como identificar e acompanhar uma terapia baseada em evidências científicas”, “A importância da ciência ABA para Inclusão Escolar” e “Por que ensinar Habilidades Sociais”; “Importância das Habilidades Motoras no desenvolvimento infantil”, “Orientação parental e sua relação com brincadeiras funcionais”, “A importância da fonoaudiologia para a aquisição e o desenvolvimento da fala e da linguagem” e “Educação Física e ABA”.

A Profa. Dra. Giovana Escobal, diretora do Abacare, explica que o autismo é um espectro, daí o termo Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Espectro quer dizer que nenhum autista é igual ao outro e que cada um vai representar a diversidade do transtorno de forma única. Por isso, a necessidade de promover eventos que promovam entendimento e conscientização sobre o tema”, explica.

Inscrição Solidária

Gratuito, o evento que já está com as inscrições encerradas e solicitou aos participantes a doação de um quilo de alimento não perecível no dia do Simpósio. Os donativos serão entregues para o Centro de Acolhimento de Ribeirão Preto (CARIB). A Instituição desenvolve um projeto, que faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Serviço: 1º Simpósio do Instituto Abacare

Data: 15/04/2023

Horário: das 8h às 18h

Local: Hotel Mont Blanc | Ribeirão Preto

Giovana Escobal, diretora do Instituto Abacare

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Alma celebra o Natal com concerto “Luzes na Floresta” no Theatro Pedro II

Espetáculo reúne cerca de 120 artistas em palco – alunos dos cursos de instrumentos, canto e balé e conta com participação de professores da academia. Serão duas apresentações em Ribeirão Preto, nos dias 7 e 8 de dezembro; e uma em São Joaquim da Barra, no dia 12. O concerto marca o encerramento do ano letivo na Academia e é aberto e gratuito à toda população e região. Distribuição de convites começam dia 28 de novembro, na bilheteria do teatro.

Pular para o conteúdo