Assistente Social na APAE de Cravinhos

Assistente Social na APAE de Cravinhos

Conheça mais sobre as especialidades e os profissionais da APAE Cravinhos..

Integra a equipe interdisciplinar, a qual é composta por fisioterapeuta, fonoaudióloga, nutricionista, psicóloga e terapeuta ocupacional. Ademais, mantém diálogo permanente com professores e monitores a fim de direcionar as demandas apresentadas pelos assistidos.

O trabalho tem como premissa a garantia de direitos da pessoa com deficiência e de seus familiares, para tanto, são desenvolvidas estratégias de atuação que têm como objetivo minimizar ou cessar as diversas expressões da questão social que são apresentadas cotidianamente.

Através do acolhimento e da escuta qualificada, identifica as principais demandas presentes no âmbito familiar, institucional e social. Junto com a família e o usuário, traça planos de atendimento que tem como pressuposto a melhoria da qualidade de vida e a promoção da autonomia. 

As principais atribuições do trabalho diretamente aos usuários e seus responsáveis são: acolhimento, avaliação social, visitas domiciliares, elaboração de relatórios, encaminhamentos aos serviços que compõem a rede socioassistencial, orientações sobre benefícios de transferência de renda, sobretudo, Benefício de Prestação Continuada, acesso à documentação pessoal, encaminhamentos aos demais recursos e programas pertencentes ao município. Sempre que há necessidade, promove e/ou participa de reuniões com os atores do Sistema de Garantia de Direitos para discussões de casos envolvendo os atendidos. 

No que tange à parte burocrática, trabalha na providência de documentos e elaboração de relatórios para manutenção dos convênios que proporcionam repasse financeiro à instituição. Ainda possui representatividade no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e no Conselho Municipal de Assistência Social. Esses são importantes espaços de debates e deliberações em âmbito municipal.

Apesar dos esforços travados, nota-se que nos dias atuais, as pessoas com deficiência ainda enfrentam diversas barreiras sociais, físicas, econômicas, tendo seus direitos anulados ou minimizados, privados de suas escolhas e do acesso a bens e serviços fundamentais à vida humana, assim, os Assistentes Sociais têm buscado imprimir o protagonismo da PCD, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia, o convívio familiar, social e comunitário.

Nesse cenário de lutas e resistências, como bem salienta Iamamoto “Vivemos momentos plenos de desafios. Mais do que nunca, é preciso ter coragem, é preciso ter esperança e enfrentar o tempo presente”.

Daniele Vieira Rigo Pierine. Assistente Social – CRESS 53.079

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Pular para o conteúdo