A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, com o apoio da Prefeitura de Cravinhos, e em parceria com o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) e CRI (Centro de Referência do Idoso), proporcionou um evento para conscientizar, prevenir e alertar sobre o “Dia Internacional da não violência contra a mulher”.
Celebrado no dia 25 de novembro, a data tem o objetivo de alertar a sociedade sobre os casos de violência e maus-tratos contra as mulheres. A violência física, psicológica e o assédio sexual são alguns exemplos.
“Todos os anos realizamos esse momento para que possamos alertar e também orientar as mulheres que sofrem de violência. Dessa vez decidimos por convidar as famílias que participam do CRAS e CREAS, e também já orientar os idosos que frequentam o CRI de Cravinhos”, comenta o vice-prefeito e secretário de Assistência Social de Cravinhos, Márcio Barroso.
De acordo com as estatísticas, uma em cada três mulheres sofre de violência doméstica. A violência contra a mulher é uma questão social e de saúde pública; não distingue cor, classe econômica ou social, e está presente em todo o mundo.
A abertura do evento contou com a apresentação da professora de dança, Denise Senhorine, com a música de Erasmo Carlos. Em seguida aconteceu a palestra sobre o combate à violência e orientações de como procurara ajuda, com o advogado Dr. Carlos Augusto Manella Ribeiro.
“As mulheres podem cada dia mais, e tem que se impor em todas as profissões e posições, mas sabemos que essas mesmas mulheres, em muitas vezes, sofrem algum tipo de violência, seja física, sexual, psicologia, entre outras. Por isso precisam procurar os seus direitos e realmente denunciar”, ressalta o
advogado Carlos Augusto Manella.
O evento ainda teve apresentação musical dos Grupos de Socialização do CRAS/PAIF, dinâmica da “batata quente” com a equipe do CREAS, apresentação do clipe da cantora Elza Soares e foi finalizado com a Oficina de Musicalização do CRAS/PAIF.
Reportagem e fotos: Kennedy Oliveira/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cravinhos