Foi lançada na manhã de quarta-feira (22), na Arquidiocese de Ribeirão Preto, a Campanha da Fraternidade 2023. Com o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mateus, 14,16), a iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem a fome como tema pela terceira vez. Ela já foi abordada nas campanhas de 1975 e 1985 e volta a ser o destaque neste ano.
De acordo com a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, mais de 33 milhões de pessoas estão em situação de fome no país. Lançada em 1964, a Campanha da Fraternidade é um modo de a Igreja Católica celebrar o tempo da Quaresma, com orações, jejum e caridade, associados à reflexão e ação sobre um tema específico.
O arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva, destacou que a Constituição Federal 1988 assegura que todos possuem o direito a uma alimentação saudável. Dentro desse contexto, Moacir disse que “devemos considerar a fome como referência para reflexões”. Ele ainda fez um apelo para que haja uma mudança social, comunitária e pessoal quanto à fome.
O padre André Massaro, coordenador da Equipe de Campanhas da Arquidiocese, ressaltou que, para todas as propostas darem certo, é preciso, primeiramente, sensibilizar as pessoas. “Onde a vida está ameaçada, a Igreja estará lá para ajudar”, disse.
COMO AJUDAR
As doações podem ser feitas por meio do site Fraterno Auxílio Cristão (FAC) – www.facribeirao.com.br/, da Arquidiocese de Ribeirão Preto. Quem quiser conhecer o local também será bem-vindo. Há duas unidades, uma no Parque Ribeirão e outra na rua Barão do Amazonas. Informações sobre a campanha também podem ser obtidas pelos contados disponibilizados no site da instituição.
Da Redação
Foto: divulgação