Aposentadoria por Pontos sem Idade Mínima em 2022

Aposentadoria por Pontos sem Idade Mínima em 2022

Saiba mais sobre as novidades na Previdência

A aposentadoria por pontos tem o objetivo de somar a idade e o tempo de contribuição do trabalhador para a concessão de aposentadoria.

REQUISITOS:

O primeiro requisito é possuir tempo mínimo de contribuição de 30 anos para as mulheres e 35 anos para homens e o outro requisito é atingir a pontuação necessária.

Quando a Reforma da Previdência foi aprovada, a soma da idade e do tempo de contribuição era de 86 pontos para mulheres e 96 pontos para homens.

Ocorre que a pontuação aumenta um ponto por ano, até atingir 100 pontos para as mulheres e 105 pontos para homens.

Em 2022 a pontuação necessária é de 89 pontos para mulheres e 99 pontos para homens.

COMO CONSEGUIR AUMENTAR O TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO PARA ALCANÇAR A PONTUAÇÃO?

a) O serviço militar obrigatório conta na aposentadoria, por isso, você pode e deve apresentar a sua reservista quando for pedir a sua aposentadoria;

b) O tempo de trabalho especial proporciona aumento no tempo de contribuição até a Reforma da Previdência (13/11/2019). Você deve apresentar o formulário PPP para comprovar que esteve exposto a agentes nocivos para obter o reconhecimento destes períodos e aumentar o seu tempo de contribuição. O formulário PPP deve ser solicitado no RH da empresa que você trabalhou ou trabalha;

c) O tempo de trabalho rural do segurado especial até 1991 pode ser considerado para fins de aposentadoria;

d) Reclamação Trabalhista. Se você precisou ajuizar uma ação contra um empregador que não registrou a sua carteira de trabalho, você pode contar este período em sua aposentadoria. Basta obter as cópias das principais partes do processo judicial e anexar ao pedido de aposentadoria no INSS.

Conclusão:

Se a soma da sua idade e do seu tempo de contribuição alcançar 89 pontos para as mulheres e 99 pontos para homens em 2022, você pode pedir a sua aposentadoria, independentemente da idade que você possui.

Muita coisa pode ser feita para recuperar períodos trabalhados que não constam nos bancos de dados do INSS.

Por isso, não se conforme com um “não” do INSS, consulte um especialista e saiba se você já tem direito a sua aposentadoria.

EDUARDO CHIMENES

COMENTÁRIOS

Os comentários não representam a opinião do nosso website. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Ajude-nos a melhorar nosso website

Nos informe sobre erros de digitação, informações ou problemas técnicos.