Aos 98 anos, idealizador da Incubadora Cultural visita escola em Cravinhos e inspira jovens escritores

Aos 98 anos, idealizador da Incubadora Cultural visita escola em Cravinhos e inspira jovens escritores

Camilo André Mércio Xavier, escritor e docente aposentado da USP, foi homenageado por alunas da E.E. “Prof. Francisco Gomes” com recital de poesia; projeto já publicou obras de estudantes da unidade.

Na manhã da última terça-feira, dia 27 de maio, a Escola Estadual “Prof. Francisco Gomes”, de Cravinhos, recebeu uma visita especial: o escritor e professor aposentado da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, Camilo André Mércio Xavier, de 98 anos, idealizador do projeto Incubadora Cultural. Ele foi recepcionado com carinho pela professora Tânia Pereira, pela coordenadora Maria Aparecida Vidal e pela diretora Audrey Simone Lopes Cordeiro Longaresi.

Durante a visita, as alunas do 3º ano do Ensino Médio – Maria Julia Moreira Bionês, Isis P. Capato e Julia Damato Duarte – prestaram uma homenagem emocionante ao convidado, recitando uma poesia em sua honra. Mesmo próximo do centenário, Dr. Camilo continua a produzir literatura com vigor, tratando a escrita como instrumento vital de criação e resistência.

A Escola “Prof. Francisco Gomes” já teve estudantes com trabalhos publicados nos livros da Incubadora Cultural, como Travessia (2023) e Transbordamentos (2024). O projeto, fundado há 11 anos, nasceu do desejo de Camilo André Mércio Xavier em promover a leitura e a escrita entre jovens. Para isso, ele convidou as professoras Filomena Elaine Paiva Assolini e Heloísa Martins Alves para somar forças nessa missão transformadora.

A proposta da Incubadora é simples e poderosa: escolas se inscrevem para participar do concurso literário, e os alunos desenvolvem produções textuais – e, em alguns casos, ilustrações – inspiradas em um poema exclusivo criado por Dr. Camilo. Os melhores trabalhos são selecionados e publicados em uma coletânea impressa, distribuída para as escolas participantes.

Em 2024, o projeto celebrou a publicação do seu décimo livro, consolidando-se como uma referência no fomento à expressão literária entre jovens da rede pública.

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias