Projeto cultural idealizado por músicos de Ribeirão Preto e região levou muito Blues para aproximadamente 1400 crianças e adolescentes, alunos do polo do Projeto Guri, escolas públicas e municipais da região de Ribeirão Preto. O Escola de Blues foi contemplado pelo Programa de Ação Cultura (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo e passou por diversas cidades da região como: Ribeirão Preto, Sertãozinho, Batatais, Cravinhos, Bebedouro, entre outras. O projeto foi desenvolvido durante os meses de maio e junho e teve o seu encerramento com a oficina/show em Cravinhos, que aconteceu na quarta-feira (29/06), para os integrantes do Polo do Projeto Guri, no Centro Cultural “Chafi Miguel Salomão.
“Quero parabenizar a apresentação feita pelos integrantes da Escola de Blues, e agradecer a presença de todos que puderam ter uma aula show bem legal e aprender mais sobre esse gênero musical”, comenta a coordenadora do Projeto Guri de Cravinhos, Adriana Duarte.
O projeto apresenta de maneira pedagógica, descontraída e acessível tudo sobre o Blues tradicional.
“Revelamos algumas diferenças nas proporções rítmicas e melódicas que eram e são usadas em cada região dos EUA, onde aconteceu o início do Blues. Sabemos que este estilo musical, infelizmente, é pouco explorado e comercializado na sociedade, mas ele tem extrema importância com raízes mundialmente conhecidas e até influências em outros estilos”, comenta a vocalista e contrabaixista do projeto, Nil Guimarães.
O Escola de Blues também tem como objetivo servir de inspiração e estimular ainda mais o envolvimento dos alunos nas ações artístico-culturais na música. Para isso, todas as oficinas são realizadas como se fosse um show para as crianças e adolescentes.
“Nos apresentamos com a formação oficial da banda utilizando os instrumentos gaita, guitarra solo, guitarra base, voz, baixo e bateria. Também realizamos a parte didática do Blues, que foi apresentado por slides e os alunos ainda receberam uma revista que conta a história desse estilo musical”, ressalta o músico do projeto Duda Lazarini.
A oficina/show mostrou um repertório que contextualiza cada música no sentido de mostrar as diferentes modalidades do Blues.
Reportagem: Kennedy Oliveira/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cravinhos
Fotos: Claudinho Nogueira