Alunos da Alma de São Joaquim da Barra apresentam recital pedagógico infantil

Alunos da Alma de São Joaquim da Barra apresentam recital pedagógico infantil

Apresentação será no dia 27 de maio, às 18h30, no Centro Cultural Alberto Nicolau, com estudantes de Canto Coral do Núcleo 2 da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma). O evento é aberto ao público, com entrada gratuita

Com repertório eclético que mescla peças clássicas e populares de compositores nacionais e internacionais, os alunos do curso de Canto Coral do Núcleo 2 da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma), que funciona na Escola Estadual Sylvio Torquato Junqueira, na cidade de São Joaquim da Barra, apresentam o primeiro recital pedagógico deste ano, no dia 27 de maio (segunda-feira), às 18h30, no Centro Cultural Alberto Nicolau (rua Alfredo Nogueira, 390). O acesso é gratuito e aberto ao público em geral.

A turma, com 40 estudantes da faixa etária entre seis e dez anos, é acompanhada pelo professor Alexandre Mazzer Perticarrari, e o programa do concerto, estruturado para 35 minutos de duração, reúne sete canções e peças corais de autores como o brasileiro Heitor Villa-Lobos (“O Bastão ou Mia Gato” e “O Pastorzinho”), as dinamarquesas Pia Boysen e Margrete Enevold (“Pra começar”), e os norte-americanos Jim Papoulis e Victor Johnson (“Kusimama” e “Três canciones de los elementos” – vento, água e fogo), além de cânones tradicionais de Israel e das Ilhas da Geórgia (“Shalom Chaverim” e “Yonder come day”). Todas as músicas escolhidas foram escritas ou arranjadas especialmente para as vozes infantis.

Foto: Divulgação

O acompanhamento instrumental do concerto terá piano, cordas, sopros e percussão, com professores do núcleo 1 e 2 da Alma. Além de levar ao público de São Joaquim da Barra o trabalho desenvolvido pela academia, o recital também representa uma vivência especial dentro do cronograma de estudo dos alunos, conforme comenta o professor Alexandre Mazzer. “Participam deste recital alunos das turmas iniciante e intermediária e a apresentação é um momento ímpar de experiência no desempenho artístico. No palco, as crianças fazem um ato de revisão e de prática coordenada das suas habilidades e dos conteúdos aprendidos no semestre. Há, ali, além da troca de energia, a comunicação de ideias e pensamentos, e a colocação da arte em evidência em tempo real”, destaca Mazzer.

O professor comenta que a formação das turmas leva em consideração a idade e a condição vocal dos alunos, além do desenvolvimento cognitivo e psicomotor, áreas estimuladas e orientadas em aula sobre movimentos corporais e respiratórios. “O desenvolvimento corporal e o vocal são imprescindíveis ao canto desde a infância”, explica Alexandre Mazzer. O coordenador pedagógico da Alma, Ladson Mendes, reforça a importância dessas apresentações, que são uma extensão da sala de aula. “Os recitais públicos complementam o que os alunos recebem e aprendem durante o semestre e oferece a eles uma experiência de crescimento do fazer musical. É um espaço de grande valor”, avalia Mendes.

Neste primeiro semestre de 2024, as atividades da Alma no núcleo 2 são mantidas pelo Pronac – Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Governo Federal, via Ministério da Cultura, e conta com patrocínios das empresas: Ópera – Usina Alta Mogiana S/A; e Ária – TMA, Tracan, Escandinavia, Elmaz Caminhões e Ônibus, Tarraf e Suprir.

SERVIÇO
Recital pedagógico com alunos do Núcleo 2 da Alma – unidade São Joaquim da Barra
Data e horário: 27/05 (segunda-feira) | 18h30
Local: Centro Cultural Alberto Nicolau (rua Alfredo Nogueira, 390), em São Joaquim da Barra
Acesso: gratuito

Programa

“Pra começar”, de Margrete Enevold e Pia Boysen

“O Pastorzinho”, do Guia Prático de Heitor Villa-Lobos

“O Bastão ou Mia Gato”, do Guia-Prático de Heitor Villa-Lobos

“Shalom Chaverim”, cânone tradicional de Israel

“Yonder come day”, cânone tradicional das Ilhas da Geórgia

“Tres Canciones de los Elementos”, de Victor Johnson

“Kusimama”, de Jim Papoulis

Sobre a Alma

A Alma – Academia Livre de Música e Artes é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto (SP). Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo. A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção artístico-pedagógica conectada com o mundo atual. Dessa forma, o papel da Alma é oferecer um meio para que crianças e adolescentes (de quaisquer origens sociais) possam, uma vez iniciados e com bases artísticas fundamentadas, se aperfeiçoarem no sentido do acesso às melhores universidades e orquestras/coros nacionais ou internacionais. Em 2017, a Alma criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, nas escolas públicas destas cidades, com o objetivo de preparar crianças para ingressarem no Núcleo de Formação Avançada, em Ribeirão Preto.

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Pular para o conteúdo