Em 15 de fevereiro o aluno da rede pública Luis Arthur Barroso Rigo foi premiado com uma televisão referente a sua participação no Concurso da Família, uma atividade promovida pelo projeto itinerante CPFL nas Escolas. A cerimônia de premiação acontecerá na Rua Horácio Sabino Coimbra, 597 – Jardim Alvorada.
A carreta itinerante da CPFL passou pelo município de Cravinhos entre os dias 14 e 30 de setembro e ensinou de forma lúdica conceitos de energia elétrica e eficiência energética.
A ação “CPFL nas Escolas — Energia em Jogo”, é uma iniciativa do Grupo CPFL, que dissemina conhecimento por meio de carretas itinerantes aos municípios visitados. Durante todo o ano de 2022, 25 municípios do estado de São Paulo receberam o projeto. Além do prêmio aos alunos de diversas cidades, professores que se destacaram no projeto ganharão uma viagem a Foz do Iguaçu.
#CPFLNASESCOLAS EM CRAVINHOS
Entre os dias 14 a 30 de setembro, o município de Cravinhos recebeu a Ação Itinerante CPFL nas Escolas. A carreta esteve localizada na Praça Manoel Arantes Nogueira, e atendeu os alunos do 1º ao 5º ano das escolas participantes: EMEB. Antônio Joaquim da Silva, EMEB. João Nogueira, EMEB. Maria Virgínia Matarazzo Ippólito, EMEB. Moacyr Martins dos Santos, EE. Cel. João de Souza Campos, EE. Bairro Francisco Castilho, EE. Prof. Fernando Campos Rosas e EE. Prof. Francisco Gomes.
CPFL nas Escolas — Energia em Jogo é uma iniciativa da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica – Programa de Eficiência Energética — PEE; CPFL Energia; CPFL Paulista; CPFL Piratininga; e com realização do Instituto Crescer.
“A metodologia do projeto é voltada ao letramento científico, o conjunto de habilidades e competências necessárias para compreender e articular de forma autônoma conceitos, discursos, procedimentos e valores ligados à Ciência. Todos os recursos desta iniciativa se inspiram e honram as ideias de um grande pensador do século XX, Neil Postman, que dedicou sua vida a pensar a educação moderna, a escola, a sociedade e a tecnologia. Ser eficiente no uso de recursos naturais é um dos jeitos de tornar o mundo mais justo e sustentável para todos”,explica Luciana Allan, diretora pedagógica do Instituto Crescer.
Segundo a diretora, a proposta do projeto é ensinar não só os conceitos e conteúdos das Ciências (particularmente aqueles ligados às noções de energia e eletricidade), mas também os jeitos de pensar da Ciência e desenvolver um conjunto de novos conhecimentos e habilidades, bem como influir o pensamento crítico:
· Argumentar, apontando razões pelas quais devemos consumir energia elétrica de maneira eficiente;
· Argumentar em favor da necessidade de todas as pessoas terem acesso à energia elétrica limpa e de baixo custo;
· Reconhecer e explicar os benefícios no uso de fontes limpas para a geração de energia elétrica.
METODOLOGIA CPFL
Alunos e professores são convidados a explorar o mundo da energia a partir de atividades que possibilitam o desenvolvimento de competências, em especial a do pensamento científico, como prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No link Link é possível conhecer os materiais didáticos:
· LIVROS: dois Almanaques, com uma história em quadrinhos — a Liga dos Economix. O material é dividido por ciclos, um para 4º e 5º ano e outro para 6º ao 9º ano. Além disso, está disponível o Caderno do Professor e materiais complementares, como o Difusor (estudantes) e o Gerador (professores);
· VIDEOAULAS: os vídeos que explicam sobre o projeto; porque ensinar Ciências e as operações intelectuais; o que a energia elétrica tem a ver com saúde pública; entre outros temas;
· JOGOS: são oito jogos que ensinam a resolver situações-problemas sobre energia elétrica e segurança;
· EXPERIMENTOS: como entender as transformações energéticas na prática;
· APLICATIVO: Ledinha é uma lâmpada muito especial que ensina bons hábitos de consumo. Disponível no Google Play e App Store.
Entre os conceitos abordados estão: os tipos de energia (cinética, química, térmica, luminosa, eletrostática); transformações e transferências energéticas; leitura da conta de energia elétrica (bandeiras tarifárias); eficiência energética; selo Procel; o uso seguro da energia elétrica; entre outros pontos.