Alopecia areata: saiba o que é e como funciona o tratamento

Alopecia areata: saiba o que é e como funciona o tratamento

Dermatologista do Sistema Hapvida explica que a doença é determinada geneticamente, mas que é possível preveni-la

Desde a madrugada da última segunda-feira (28), a alopecia tornou-se um dos temas mais comentados nos veículos de comunicação e nas redes sociais. Mas, muitas pessoas não conhecem a doença. Por isso, o dermatologista do Sistema Hapvida, Diogo Pazzini Bomfim, esclarece o que é e como funciona o seu tratamento.

“Alopecia não é o nome de uma única doença que provoca a perda de cabelo. Há vários tipos de alopecia, como a alopecia androgenética, alopecia areata, alopecia frontal fibrosante e alopecia de tração”, explica. 

De acordo com o especialista, a alopecia areata pode variar desde uma única placa com perda de cabelo, que é o sinal inicial, até quadros mais graves, com a perda de todos os pelos do corpo. Porém, Bomfim afirma que há formas de combater a doença. 

“A alopecia areata possui tratamento. Ele é feito a partir de medicamentos orais, tópicos e injetáveis. Imunobiológicos também podem ser indicados, de acordo com cada caso”, afirma. 

O dermatologista explica que a doença é determinada geneticamente, mas que é possível prevenir os gatilhos que são desencadeantes, como traumas físicos, infecções e condições emocionais, a exemplo do estresse. 

“É importante procurar o dermatologista logo no início, ao perceber o problema, porque é reversível. O cabelo pode voltar a crescer, pois os folículos pilosos não foram destruídos, apenas estão inativos pela inflamação”, conclui.

Diogo Pazzini Bomfim, dermatologista

COMENTÁRIOS

Os comentários não representam a opinião do nosso website. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Ajude-nos a melhorar nosso website

Nos informe sobre erros de digitação, informações ou problemas técnicos.