A Academia Livre de Música e Artes (Alma) participa neste domingo, 12 de outubro, do Festival Integração, evento promovido pelo Departamento de Música da FFCLRP-USP que reúne alunos de diversos programas de formação musical da região. A programação será realizada nas dependências da USP e no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto.
O festival nasceu do concerto integrado entre os programas conveniados ao Departamento de Música da FFCLRP-USP: Alma, USP Música Criança, Guri, Instituição Aparecido Savegnago e Coral Pequenos Cantores de Cássia. Ao todo, cerca de 500 alunos participam das apresentações e de oficinas e atividades de capacitação durante o dia.
Nesta edição, além do concerto coletivo de encerramento do festival – que acontece às 17h no Theatro Pedro II, com a participação de 500 alunos das instituições e projetos parceiros, o evento passa a reunir um conjunto mais amplo de atividades, com aulas conjuntas ministradas por professores de diferentes instituições, em diálogo com docentes da USP, realizadas nas dependências do Departamento de Música da FFCLRP-USP. As ações incluem também palestras e capacitações voltadas a educadores e alunos, com a participação da professora Shinobu Saito, do Centro Suzuki de Campinas, referência na metodologia de ensino que fundamenta parte das práticas adotadas pelos projetos conveniados.

Coordenado pelo Departamento de Música da FFCLRP-USP, o evento faz referência aos 10 anos do HC Criança e reforça a integração entre projetos sociais de ensino musical, que contribuem para a formação artística e o desenvolvimento cultural da região.
Para a presidente da Alma, Dulce Neves, o festival simboliza o potencial transformador do aprendizado musical e o valor da integração entre os projetos da região. “A participação no Festival Integração comprova o propósito da Alma de ampliar o acesso à educação musical de qualidade e fortalecer o vínculo entre instituições que compartilham os mesmos valores de formação, sensibilidade e cidadania por meio da arte”, destaca.
Concerto Integração – às 17h
O encerramento acontecerá no Theatro Pedro II, às 17 horas, com o concerto coletivo com cerca 500 alunos das instituições e projetos, de diferentes níveis de aprendizado e formações instrumentais. A entrada é aberta e gratuita.
Participam do evento os alunos das cidades de São Joaquim da Barra (SP), Guará (SP), Sertãozinho (SP), Ribeirão Preto (SP) e Cássia (MG), dos projetos USP Música Criança, Academia Livre de Música e Artes (ALMA), Núcleos 1 e 2, Guri e Instituição Aparecido Savegnago. O concerto conta ainda com uma participação especial dos integrantes do Coral Pequenos Cantores de Cássia, além de professores e estudantes vinculados à USP e a outras organizações educacionais da região.
O programa destaca obras de diferentes períodos e origens, com arranjos e adaptações de professores participantes, como: Viagem (João de Aquino / Paulo C. Pinheiro – arranjo de Elvira Drummond, com Sophia Fervença e Raquel Castilheiro Palma Gonçalves ao piano); Tico-Tico no Fubá (Zequinha de Abreu – arranjo de Elvira Drummond, com Gabriella Schiavoni e João Balducci ao piano); Nearer, My God, to Thee (Lowell Mason e James L. S. Nearer – adaptação de Patrik Pampanini); San Vicente (Milton Nascimento e Fernando Brant – arranjo de Daniel Augusto Oliveira Machado); Dragonhunter (Richard Meyer); Apache (Carold Hardy Núñez); Bist du bei mir (Gottfried Heinrich Stölzel – arranjo e orquestração de Rubens Russomanno Ricciardi e adaptação de Lucas Galon); Night Vision (Larry Neeck); Buena Noche (José Mário Cezário Matsumoto); Kusimama (Jim Papoulis); a canção panamenha Al Tambor (arranjo de Victor C. Johnson); Na Corda Viola (Heitor Villa-Lobos – arranjo e adaptação de Luiz Fernando Teixeira Jr.); e Baiãozinho (canção folclórica brasileira – arranjo e adaptação de Ricardo Bovo).
Serviço
Concerto Integração – encerramento do Festival Integração
Data: 12 de outubro (domingo)
Horário: 17h
Local: Theatro Pedro II (Rua Álvares Cabral, 370, Centro)
Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados com 1 hora de antecedência.
Sobre o Festival
O evento busca fortalecer o diálogo entre a USP de Ribeirão Preto, projetos sociais e instituições públicas e privadas, promovendo o intercâmbio pedagógico e artístico, a formação continuada de docentes e o compartilhamento de experiências entre diferentes iniciativas de ensino.
O Festival Integração é uma realização conjunta capitaneada pelo Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP, por meio do seu NAP-CIPEM (Núcleo de Apoio à Pesquisa e Inovação em Ciências da Performance), integrando o HC Criança, o projeto USP Música Criança, a Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma), com seus dois núcleos, a Santa Marcelina Cultura de São Paulo, a Instituição Aparecido Savegnago de Sertãozinho, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas (SCEIC-SP), através do programa CultSP, e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.
Participam do Festival os músicos e professores Silvia Berg (canto-coral), Alexandre Mazzer (canto-coral), Snizhana Drahan (canto-coral), Yuka de Almeida Prado (canto-coral), Tamara Pereira (canto-coral), Simone Gorete Machado (piano), Gladys Pádua (piano), Shinobu Saito (violino), Ayala Souza (violino), Marcos Fuzaro (violino), Anderson Oliveira (violino), Lucas Oliveira (violino), José Marcio Galvão (violino), Hugo Querino (violino), Victor Cabral (violino), Nailton Guilherme (violino), Marcos Santos (violino), Milton Bergo (violino), Fernando Corrêa (violino), Guilherme de Carvalho (viola), Igor Gustavo da Silva Pereira (viola), Leonardo Cabral (viola), André Micheletti (violoncelo), Walisson Cruz (violoncelo), Pedro Pasqualatto (violoncelo), Tiago Neves (violoncelo), Samuel Silva (violoncelo), Alan Silva (violoncelo), Danilo Paziani (contrabaixo), Lincoln Reuel Mendes (contrabaixo e prática de orquestra), Anderson Pereira de Oliveira (contrabaixo), Eliana Guglielmetti Sulpicio (percussão), Luiz Fernando Teixeira Júnior (percussão), Ricardo Bovo (percussão), Paulo Sonieski (saxofone), Josimar Costa (saxofone), José Matsumoto (metais), Matheus Abner (metais), Igor Picchi (clarinete), Sérgio Cerri (flauta), Paula Naime (flauta), Joel Gisiger (oboé).
A coordenação fica a cargo dos profissionais: Ladson Bruno Mendes (Alma, Guri e USP Música Criança), da professora doutora Sara Cecília Cesca (Alma e Instituição Aparecido Savegnago), do professor doutor Lucas Eduardo da Silva Galon (DM-FFCLRP-USP), do professor titular Rubens Russomanno Ricciardi (DM-FFCLRP-USP) e dos servidores Waldyr José Gomes Fervença (DM-FFCLRP-USP) e Sonia Regina de Oliveira (DM-FFCLRP-USP).
O evento conta ainda com apoio do Centro Musical Heitor Combat e da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio da Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II.
Sobre a Alma
A Alma – Academia Livre de Música e Artes – é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto (SP). Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo. A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção artístico-pedagógica conectada com o mundo atual.
Dessa forma, o papel da Alma é oferecer um meio para que crianças e adolescentes (de quaisquer origens sociais) possam, uma vez iniciados e com bases artísticas fundamentadas, se aperfeiçoarem no sentido do acesso às melhores universidades e orquestras/coros nacionais ou internacionais. Em 2017, a Alma criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, com o objetivo de ampliar o repertório de habilidades e o universo cultural dos alunos.