Administração municipal de Cravinhos realiza mais de 250 cirurgias de catarata

Administração municipal de Cravinhos realiza mais de 250 cirurgias de catarata

As Cirurgias Foram feitas em duas Etapas, sendo no final de Dezembro e Final de Março, e 88 pacientes fizeram a cirurgia nos dois olhos.

A administração municipal de Cravinhos firmou um convênio com a Santa Casa da cidade, para a realização de mais de 250 cirurgias de catarata. As cirurgias deveriam ser feitas pelo Estado, através do Hospital Estadual ou Hospital das Clínicas, mas sabendo da demanda e demora foi destinado um valor para que as mesmas fossem realizadas no Centro Cirúrgico da Santa Casa de Cravinhos.
“Graças a Deus as cirurgias foram  um sucesso e pudemos realizar o sonho dessas pessoas de poder voltar a enxergar e ter uma qualidade de vida bem melhor”, explica o prefeito de Cravinhos, Itamar Bueno.
As cirurgias foram feitas em duas etapas, sendo no final de dezembro e final de março, e 88 pacientes fizeram a cirurgia nos dois olhos.

“A fila que existia nos últimos dois anos foi totalmente atendida, assim pudemos proporcionar um bem-estar para essas pessoas, e com as cirurgias feitas dentro do nosso hospital, e com profissionais bem capacitados e qualificados”, diz a secretária municipal de Saúde, Roberta Meneghetti.

Ainda segundo Meneghetti, os pacientes não tiveram nenhum custo, inclusive o colírio foi fornecido de forma gratuita a todos que passaram pelo procedimento, e a pedido da atual administração municipal.
Após muitos anos do Centro Cirúrgico da Santa Casa fechado, a administração municipal de Cravinhos decidiu por abri-lo, por isso mesmo na questão das cirurgias de catarata, não será mais aguardado o prestador estadual realizar, uma vez que será tudo feito através da Secretaria Municipal de Saúde.
“O prefeito Itamar teve uma grande atitude que foi a abertura do Centro Cirúrgico da Santa Casa, com isso acordamos que conforme for gerada a demanda para cirurgias de catarata em nossa cidade, iremos marcar e realizar por aqui mesmo, não esperando mais o Governo de São Paulo”, celebra a secretária de Saúde.
Cravinhos adquiriu toda a aparelhagem necessária, que permite que a avaliação seja feita na cidade, assim como o pré-operatório, a cirurgia e o acompanhamento, dessa forma evita que os pacientes tenham que se deslocar para outros locais para ter o diagnóstico e realizar o procedimento.
“Nossa intenção dentro da programação é que a cada três meses possamos fazer as cirurgias de catarata em nossa cidade”, afirma Itamar Bueno.
Em média uma cirurgia de catarata dura em torno de 10 a 15 minutos dependendo do caso, e de quanto tempo o paciente foi diagnosticado.
“Todas as cirurgias transcorreram bem, e temos a certeza que esses pacientes terão uma qualidade de vida muito melhor daqui em diante”, diz o cirurgião oftalmologista, Dr. Rafael Montesinos, que foi o responsável por todas as cirurgias do Mutirão de Catarata de Cravinhos.
Os prognósticos relacionados ao pós-operatório são muito positivos, já que as operações devolvem autonomia àqueles que passam pela cirurgia. Em cerca de 90 dias, a visão da pessoa que passou pela intervenção cirúrgica já está melhor, oferecendo mais qualidade de vida ao paciente.

Reportagem e fotos: Kennedy Oliveira/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cravinhos

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Pular para o conteúdo