Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), no Brasil são consumidas cerca de 800 milhões de pilhas por ano, mas só 5% desse total são descartados de forma correta. Segundo a USP (Universidade de São Paulo), as pilhas e baterias podem causar significativa
contaminação do meio ambiente por conterem em sua composição inúmeras substâncias químicas, como metais pesados.
“É muito importante que as pilhas sejam destinadas em locais corretos, uma vez que na composição existem metais pesados e que prejudicam o Meio Ambiente, entre eles chumbo, cádmio, mercúrio, níquel, prata e seus compostos”, explica o biólogo e secretário municipal de Meio Ambiente de Cravinhos, Vanderson Carniel.
Pensando na preservação do Meio Ambiente, a administração municipal de Cravinhos, através da Secretaria de Meio Ambiente, decidiu por fazer lixeiras para o descarte correto de pilhas e baterias, assim possibilitando que a população tenha diversas alternativas para levar esses materiais.
“Aproveitando o mês de junho, em que celebramos o Dia do Meio Ambiente, decidimos pela implantação dessas lixeiras em diversos prédios públicos, em especial na área da Educação, para que os professores também possam orientar os nossos alunos quanto ao descarte correto desses materiais”, comenta o prefeito de Cravinhos, Itamar Bueno.
As lixeiras próprias para a destinação das pilhas e baterias foram instaladas inicialmente na Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação, e nas escolas municipais “Abdul Massy Rahme”, “João Buccini”, “Major Victor Ramos”, “Maria Antônia Lo Turco”, “Antônio Joaquim da Silva”, “João Nogueira”, “Maria Virgínia Matarazzo Ippolito” e “Moacyr Martins dos Santos”.
Mais lixeiras para o recolhimento desses materiais serão instaladas em outros pontos em breve.
Todos que desejarem podem se dirigir até esses locais e fazer o descarte correto e consciente das pilhas e baterias, sempre de 2a a 6a feira das 7h30 às 17h. Mais informações no telefone 3951-9900, ramal 247.
Reportagem: Kennedy Oliveira/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cravinhos
Fotos: Divulgação