A administração municipal de Cravinhos, através do prefeito Itamar Bueno e do vice-prefeito Yann Carrascosa anunciaram na quinta-feira (1º/05), o início da construção de uma Usina Fotovoltaica no município, tendo capacidade de 2 Megas e 1 Mega, em torno de 6 mil placas que irá gerar energia e iremos jogar para a rede, e assim irá baratear a energia junto ao SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).
“Esse trabalho vem de algum tempo, temos ido ao Governo do Estado solicitando que esse financiamento pudesse ser concedido, e assim que foi aprovado, já começamos fazer a limpeza da área e a construção”, diz o prefeito de Cravinhos, Itamar Bueno.
São 60 mil metros de área conseguida junto a Família Buenópolis, que foi adquirida por um preço abaixo do mercado para que pudesse ser feita a Usina Fotovoltaica.
“Só tenho que agradecer a Câmara Municipal que tem aprovado todos os nossos projetos que enviamos. Aos servidores públicos municipais que tem trabalhado incansavelmente para que Cravinhos cresça a cada dia, aos empresários que estão acreditando em nossa cidade e instalando suas empresas e indústrias em nosso município, assim gerando emprego e renda”, afirma Itamar Bueno.
As usinas fotovoltaicas são de extrema importância por serem uma fonte de energia renovável e limpa, contribuindo para a sustentabilidade e o combate às mudanças climáticas. Elas produzem eletricidade a partir da luz solar, sem emitir gases de efeito estufa, e são uma alternativa para reduzir a dependência de fontes fósseis.
“A instalação da Usina Fotovoltaica, além de baratear a energia para o SAAE, também irá gerar um grande impacto ambiental em nossa cidade, assim preservando o Meio Ambiente”, comenta o vice-prefeito de Cravinhos, Yann Carrascosa.
O investimento total para a implantação da Usina Fotovoltaica em Cravinhos será de R$ 26 milhões, sendo financiado pelo DesenvolveSP e contará com a parceria do Governo de São Paulo.
“Quero parabenizar o prefeito Itamar Bueno e o vice-prefeito Yann Carrascosa pelo empenho que tem tido desde o início para a instalação dessa Usina Fotovoltaica em nosso município. Tivemos algumas mudanças técnicas que adequamos e agora temos o grande prazer de estar iniciando essa grandiosa obra, que auxiliará muito o nosso Departamento de Água”, diz o diretor-superintendente do SAAE, Lauro Catapani Filho.
A obra deverá ser concluída até o mês de março de 2026, entretanto a empresa vencedora do contrato apontou que se não houver nenhum intercorrência ainda neste ano a Usina Fotovoltaica será entregue.