Administração municipal concretiza pomar e horta em creche municipal

Administração municipal concretiza pomar e horta em creche municipal

O pomar e horta agroecológicos inseridos no ambiente escolar pode ser um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de inúmeras atividades pedagógicas.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A administração municipal de Cravinhos, através das Secretarias de Meio Ambiente e Política Agrícola e Educação, concretizou, nas últimas semanas, um projeto de educação ambiental “Horta e Pomar Agroecológicos”, no CEMEI. “Prefeito José Augusto Gallan Fernandes”.

O projeto contou com o plantio de um pomar com 90 árvores frutíferas (grumixama, amora, romã, ingá, tamarindo, jerivá, açaí, uvaia, jabuticaba, araçá, pitanga, goiaba, graviola), além de 22 bananeiras e 44 mamoeiros. A horta foi composta por espécies convencionais, como couve, salsinha, manjericão, cebolinha, tomilho; outras aromáticas, como alecrim, coentro; medicinais; flores, incluindo comestíveis e algumas PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), como a peixinho.

Outro ponto de destaque foi a instalação de uma caixa/colmeia feita por abelhas sem ferrão da espécie Jataí. Essa possui caráter pedagógico, fortalecendo o trabalho em equipe e caráter ambiental, devido à polinização.

“O pomar e horta agroecológicos inseridos no ambiente escolar pode ser um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de inúmeras atividades pedagógicas, de educação ambiental e alimentar. A agroecologia é uma abordagem que foca na sustentabilidade ecológica dos sistemas de produção agrícola. É uma maneira sustentável e resiliente de produção de alimentos, que respeita e valoriza as relações com a natureza e com todos os seres vivos, incluindo os seres humanos. A agroecologia busca reproduzir os padrões naturais, destacando as interações entre as espécies e possibilitando o equilíbrio do sistema, cuidando e recuperando do solo sem o uso de qualquer agrotóxico, fertilizante químico ou transgênicos”, salienta a engenheira florestal de Cravinhos, Érica Camargo.

O trabalho na creche foi feito pela equipe de servidores públicos municipais, assim mostrando o valor e dedicação de todos com a cidade.

“Agradecemos a todos os envolvidos, em especial o prefeito, Itamar Bueno; o vice-prefeito, Márcio Barroso; a secretária de Educação, Márcia Donato; a engenheira florestal, Érica Camargo; e toda equipe do CEMEI. José Augusto Gallan Fernandes. Tenho certeza de que esse projeto será o modelo de uma educação cada dia mais voltada à sustentabilidade e ambientalmente correta”, ressalta o secretário de Meio Ambiente e biólogo, Vanderson Carniel.

Para o próximo ano outras CEMEIs e escolas municipais também serão contempladas com o projeto.

COMENTÁRIOS

Os comentários não representam a opinião do nosso website. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Ajude-nos a melhorar nosso website

Nos informe sobre erros de digitação, informações ou problemas técnicos.