Acirp terá Arraiá inédito no seu aniversário de 120 anos

Acirp terá Arraiá inédito no seu aniversário de 120 anos

Festa acontece nos dias 5 e 6 de julho e integra agenda de época que movimenta economia da cidade.

Dentro das comemorações de seu aniversário de 120 anos, a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) fará um arraiá para lá de especial. O evento tem entrada gratuita e será nos dias 5 de julho (sexta), das 17h às 22h, e 6 de julho (sábado), das 15h às 22h, na Carlos Gomes.

São esperadas cerca de 4 mil pessoas para os dois dias de festa, que terá barracas com comidas típicas comandadas por entidades beneficentes. O local escolhido faz referências às primeiras quermesses da cidade, que aconteciam nessa área, uma vez que o local integrava o paço da primeira Igreja matriz. 
“A estrutura social e urbana de Ribeirão Preto começa nesta região central e foi em torno dela que o município se desenvolveu até os dias de hoje”, conta Carlos Ferreira, gestor de Marketing e Relações Institucionais da Acirp.

Festa julina da Acirp acontece nos dias 5 e 6 de julho, na Praça Carlos Gomes, com entrada gratuita. (Divulgação)

Serão dois dias de festa As barraquinhas de comes e bebes típicos serão todas comandadas por entidades beneficentes da cidade e haverá bingo e atrações musicais.

“Estes 120 anos de atuação e história são um momento especial para a Acirp e faz todo sentido para a gente celebrar junto uma tradição tão forte na cidade contribuindo para o desenvolvimento do comércio e das nossas entidades assistenciais”, afirma Sandra Brandani, presidente da Acirp.   

Arraiás em números

O faturamento de empresas que comercializam produtos para quermesses e arraiás chega a subir até 30% nesta época do ano, de acordo com pesquisa do Instituto de Economia Maurílio Biagi da Acirp (IEMB-Acirp).

O levantamento aponta que a data envolve cerca de 1.239 empresas do município, sendo 982 são do ramo alimentício (supermercados, hipermercados, mercearias e armazéns), 320 do ramo de decorações e artigos de papelaria e 27 ligadas a serviços de venda e locação de roupas, acessórios e fantasias. 
“A procura por itens inicia-se em meados de maio e torna-se mais intensa na segunda quinzena de junho. Nesse período, as festas de época podem gerar um crescimento de até 30% no faturamento dos negócios envolvidos”, afirma Livia Piola, analista do IEMB Acirp.

A demanda maior é por produtos alimentícios, decoração, vestuário e brinquedos. Os alimentos, contudo, são o grande destaque e seguem embalados pela melhoria dos preços nos supermercados no primeiro trimestre, sendo os itens de maior consumo amendoim, milho, leite, caldos, canjica, pipoca e bebidas em geral.   

Mercado de Trabalho e Turismo Regional

O aquecimento das vendas neste período está ligado à retomada da economia e deve movimentar o mercado de trabalho na cidade. O IEMB-Acirp indica que a projeção de crescimento para o 2º trimestre de 2024 é de 5,6% em relação ao trimestre anterior.

“As empresas podem aproveitar as festas juninas para promover seus produtos e serviços, aumentar a visibilidade da marca e fidelizar clientes.  Além disso, a época  gera diversas oportunidades de trabalho temporário em áreas como organização, venda de produtos, alimentação, limpeza e segurança”, diz Piola.

As festividades e o comércio de produtos para arraiás e quermesses impulsionam ainda o turismo local, atraindo visitantes de diversas regiões e gerando renda para hotéis, restaurantes, comércio e meios de transporte.   

SERVIÇO 
Arraiá da Acirp 120 anos 
Data: 5/7, das 17h às 22h; e 6/7, das 15h às 22h 
Local: Praça Carlos Gomes – Centro 
Entrada: Gratuita 
Toda a arrecadação será destinada às entidades beneficentes participantes 

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Pular para o conteúdo