A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) completa nesta quinta-feira (8) 120 anos desde sua fundação em 1904. O marco histórico tem sido celebrado pela instituição com uma vasta programação cultural, educativa e institucional ao longo do ano.
Na data de aniversário da Acirp também são comemorados os 70 anos do Palácio do Comércio e Indústria, edifício histórico de visão modernista construído e inaugurado pela entidade na Era Vargas – o local até hoje é sede Central da associação e uma referência em preservação de patrimônio arquitetônico de Ribeirão Preto.
A instituição foi criada no auge do ciclo do Café e, ao longo dos anos, atraiu lideranças entre empresários que fizeram a diferença e ajudaram no progresso de Ribeirão Preto. “É com grande satisfação que chegamos a este momento como uma entidade atualizada, conectada com as demandas do nosso tempo, sendo capaz de ajudar empresas de todos os portes e a comunidade”, destaca Sandra Brandani, presidente da Acirp. Para a presidente, isso só foi possível por conta da força institucional coletiva nestes anos todos.
“Somos cerca de 5 mil sócios validando interesses comuns e a importância do associativismo. É o que nos permite oferecer serviços essenciais para as empresas e empreendedores com segurança e também ações educativas e de networking, muitas delas gratuitas, para acolher do MEI ao grande empresário”, afirma Brandani.
Eventos comemorativos
O “Acirp para Todos”, lema da atual gestão da entidade, tem sido o guia da programação dos 120 anos, que estabeleceu uma agenda inclusiva e voltada a empresários de todos os portes e com os mais diversos objetivos. Também busca celebrar a comunidade e o município, cujas demandas e história se confundem com os da própria Acirp.
A próxima atividade é o evento festivo de gala que acontece no Espaço Multiplan Hall, no RibeirãoShopping, no dia 15. Com presença confirmada de cerca de 500 convidados, entre empresários, autoridades, lideranças e outras entidades, o encontro marca a etapa de agradecimento e homenagens àqueles que construíram essa trajetória.
Haverá na data exposição e lançamento de itens colecionáveis e de um livro inédito sobre a Acirp, bem como uma breve apresentação especial da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, projeto cultural também centenário apoiado pela associação.
Agenda 120 anos
Além de palestras gratuitas focadas em negócios, a Acirp incluiu em 2024 a melhoria de estrutura de serviços da entidade por meio do lançamento de uma nova plataforma digital. O novo site, além de mais bonito e intuitivo, trouxe mais praticidade para inscrição em programas educativos, uso ou inscrição de banco de talentos e solicitação de informações e documentos.
Na parte institucional, a entidade inaugurou seu estúdio de mídia, onde acontecem as gravações do podcast Conexão Acirp, batizando o espaço em homenagem ao empresário J.I. Pizzani, um dos proprietários do Sistema Clube de Comunicação de Ribeirão Preto e São Carlos. A empresa de Pizzani, que faleceu em 2020, é também centenária e uma das mais antigas associadas à Acirp.
Lançou ainda o projeto “Requalifica Centro”, parceria com o Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais (IPCCIC), com foco na retomada da região Central. Ações de marketing vem ainda marcando o momento, com destaque para a campanha Colecionando Histórias, que presenteia consumidores do comércio local com copos exclusivos nas principais datas comerciais do ano.
Ilustrados com prédios históricos pelo artista ribeirão-pretano Renato Andrade, autor também do selo comemorativo dos 120 anos, os brindes foram entregues no Dia das Mães (imagem do Theatro Pedro II); Dia dos Namorados (Catedral Metropolitana) e Dia dos Pais (em curso até dia 11, com Mercado Municipal). O último, como o Palácio do Comércio e Indústria, pode ser resgatado no ciclo de compras do Natal.
Cultura em toda parte
A agenda cultural, por sua vez, contou com um arraiá inédito da Acirp em plena Praça Carlos Gomes. O evento teve entrada gratuita, shows e ações beneficentes, atraindo cerca de 4,5 mil pessoas passantes – o sucesso foi tamanho que deve ser agregado ao calendário anual da entidade.
Fechando a programação dos 120 anos, o Natal Luz, promovido e financiado pela Acirp há 22 anos, também terá uma edição especial em 2024. “O Natal Luz ano passado atraiu 40 mil visitantes. É um evento pelo qual o público e o comércio da cidade têm muito carinho. O que posso adiantar é que teremos algumas surpresas este ano e, em breve, vamos dividir o que vem por aí”, afirma Carlos Ferreira, gestor de Marketing e Relações Institucionais da Acirp.