Ação gratuita de prevenção ao AVC promove encontro voluntário

Ação gratuita de prevenção ao AVC promove encontro voluntário

A 3° edição do Dia J da saúde acontece neste sábado (17) em Bonfim Paulista

Quando alguém tem um AVC (Acidente Vascular Cerebral), cada segundo é de fundamental importância. No Brasil, o AVC foi a principal causa de mortes em 2022. A cada 1 hora, acontecem 11 mortes de AVC no Brasil. O AVC acontece quando o fluxo de sangue para o cérebro é interrompido, danificando ou matando as células. O impacto do acidente vascular cerebral pode ser de curto e longo prazo, dependendo de qual parte do cérebro é afetada e da rapidez com que é tratada.

Dando continuidade à conscientização, acontece neste sábado, dia 17 de dezembro, a partir das 7 meia da manhã, a terceira edição do Dia J da saúde. O evento será realizado em frente à praça principal de Bonfim Paulista e terá como foco principal a prevenção ao AVC, com participação de voluntários, realização de teste de glicemia, aferição de pressão e ainda distribuição de material de conscientização fornecido pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

A primeira ação foi realizada em 2020 e desde o primeiro encontro, a população aderiu ao movimento e transformou este dia em um momento de troca de informações, compartilhamento de experiências e ainda orientar sobre a prevenção ao AVC.  “Diante do sucesso das primeiras edições, com a aceitação do público, o número de participantes vem crescendo a cada ano, o que motiva a realização desse 3° encontro”, reforça Michele Pieri Garcia, idealizadora do evento.

Com a perda repentina de Jorge Luiz Pieri Garcia (59 anos), em novembro de 2020, após complicações clínicas a partir de um AVC isquêmico, a família decidiu de alguma forma chamar a atenção para esta causa. “As pessoas que participam nos motivam a continuar, muitas conheciam o Jorge, foi um susto quando aconteceu, e poder ajudar a prevenir mais casos fatais é nosso principal objetivo. A ação se transformou em um ponto de encontro, com crianças, amigos, familiares e voluntários que através da mobilização demonstram seu carinho e preocupação para os sinais de alerta do AVC – Acidente Vascular Cerebral”, complementa Michele.

O evento é totalmente gratuito, e todas as medidas de segurança e protocolos de higiene serão mantidos. A recomendação é que todos permaneçam de máscaras de proteção, com distanciamento social e sem aglomeração. 

No Brasil, o AVC foi a principal causa da morte em 2022.

A cada 1 hora, acontecem 11 mortes de AVC no Brasil

No primeiro semestre de 2022:

56.320 mortes por AVC

52.665 mortes por infarto

48.865 mortes por COVID

Em Julho /2022 foram 8.758 vidas perdidas pelo AVC no Brasil.

*O principal fator de risco para a ocorrência do AVC é a hipertensão arterial. Em seguida, vem, arritmia cardíaca, diabetes, tabagismo, colesterol alto e obesidade. Outros fatores estão relacionados à idade, raça e herança genética.

Serviço:

3° Dia J da saúde: Ação de prevenção ao AVC

Data: 17 de dezembro

Horário: das 7h30 às 10h

Endereço: Rua Professor Felisberto Almada l Bonfim Paulista

*Em frente à Praça principal de Bonfim

Programação:

– Aferição de pressão

– Teste de glicemia

– Distribuição de material de conscientização e prevenção ao AVC

– Entrega de kits snacks pós jejum

Gratuito.

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Pular para o conteúdo