No dia 31 de maio, o espetáculo “A Farda Nova do Coronel” participou do Festival Dago Menezes em Itu/SP. O Festival competitivo, realizado em sua 4º edição, recebeu a peça em sessão única, podendo ser assistida por aproximadamente 150 pessoas.
O espetáculo produzido pelo projeto Oficinantes, núcleo de formação da Cia Representando a Arte, teve sua estreia no festival. Criado como formatura dos alunos do projeto a peça, escrita por Luciano Dami, levou aos palcos de Itu/SP seis alunos, de 13 a 17 anos, matriculados no Projeto de Serra Azul/SP.
O festival teve sua cerimônia de encerramento no dia 02 de junho e “A Farda Nova do Coronel” foi agraciado com quatro premiações na categoria “Teatro amador”. O primeiro prêmio foi de “Melhor Caracterização” dedicado ao trabalho de visagismo do espetáculo, destacando a produção de figurino e o projeto de maquiagem.
O segundo e o terceiro prémio foram dedicados a duas alunas no projeto, Alice Rodrigueiro e Renata Silva que foram premiadas nas linhas “Melhor Atriz Coadjuvante” e “Melhor Atriz” respectivamente. O quarto prêmio veio para a Direção do espetáculo, dedicado ao Diretor Geral Richard Oliveira e ao Preparador de Elenco Marcos Poeellnitz.
Para a felicidade do grupo, o espetáculo ainda foi citado em quatro linhas de premiação, sendo elas: Melhor Cenário, Melhor Sonoplastia, Melhor Iluminação e Melhor Espetáculo, ficando entre os três melhores do festival em cada linha. Fora as premiações, o espetáculo recebeu uma Menção Honrosa intitulada “Representar a Arte pelo fomento da cultura e da Arte Educação”, reconhecendo a importância do projeto Oficinantes, programa existente há mais de 10 anos e que já formou mais de 3.000 alunos em sete cidades da região.
O produtor geral da Cia Representando a Arte e também diretor artístico do espetáculo, Richard Oliveira, se diz extremamente feliz com o resultado no festival. Dedicou os prêmios aos alunos e alunas – Guilherme Espadoni, Renata Silva, Alice Rodrigueiro, Roger Morais, Ananda Hilário e Giovana Mello – e seus devidos responsáveis. Parabenizou e agradeceu a sua equipe de trabalho, aos professores Marcos Poeelnitz e Nana Bertchelly, ao apoio de Amanda Rizzo, as maquiagens de Carol Camillo e ao autor Luciano Dami, por ter cedido de tão bom grado e generosidade um texto único para montagem de formatura dos alunos.
Por último, enalteceu o trabalho da equipe do Festival Dago Menezes através da fala “Ter um festival cuidadoso que se preocupa com os artistas amadores e oferece generosamente um espaço ao fomento da Arte Educação é um alento nos dias atuais”. Finalizou agradecendo a Prefeitura Municipal de Serra Azul pelo apoio à viagem e as costureiras Renata Santos e Adriana Terra pelo empenho, talento e dedicação na confecção dos figurinos do espetáculo.