O bairro de Moema é um dos mais conhecidos na cidade de São Paulo. Perto de pontos centrais do município, como a Avenida dos Bandeirantes e Aeroporto de Congonhas, ele entrega uma grande variedade aos seus moradores.
Ao comprar um apartamento em Moema, o habitante ganha muito mais que um bairro para chamar de seu, ele ganha um verdadeiro estilo de vida, pois o local tem uma característica única na capital paulista.
História de Moema
Conhecido pela sua tradição, Moema teve influência de Fernando Arens Júnior, engenheiro que foi o responsável por lotear os bairros da cidade. Durante o processo, ele teve a ideia de batizar as ruas de Moema com nomes de pássaros e tribos em clara homenagem aos habitantes originais do bairro pelas aves da Mata Atlântica.
Por conta disso, quando você anda pelo local, metade está nomeado com pássaros e a outra parte é conhecida pelas ruas indígenas. Coisas que só acontecem em São Paulo.
Indianópolis para Moema
Moema nem sempre teve esse nome. Até 1987, o bairro era conhecido como Indianópolis. Depois do decreto de Jânio Quadros, a mudança veio após uma grande mobilização popular. O motivo é uma referência ao poema Caramuru, de Santa Rita Durão, um grande clássico da literatura nacional.
O Rio de Janeiro em São Paulo
Uma característica do bairro é que o Rio de Janeiro habita pelas suas ruas e cultura. É muito comum ver moradores da capital fluminense morarem por lá. Uma das explicações é que os diversos bares e opções gastronômicas remetem a cidade carioca. Sendo assim, andar por Moema é ouvir o sotaque carioca por todos os cantos.
Expansão e valorização do bairro
Por conta de tudo que cerca Moema, era claro que a expansão da cidade de São Paulo seria um ponto crucial na história do bairro, que aproveitou a chance e tornou-se um dos principais da capital.
Devido ao seu fácil acesso e avenidas que o cercam, entre elas, a Marginal Pinheiros, o projeto dos políticos era para que Moema ganhasse espaço na cidade e entregasse aos moradores uma grande estrutura.
Sendo assim, o local rapidamente foi valorizado e diversos prédios foram construídos. Além dos imóveis, outro ponto que valorizou o bairro foi a construção da estação de metrô, que faz parte da linha 5-Lilás. Por conta disso, o metro quadrado de Moema foi alavancado e hoje em dia, está entre R$ 12 a R$ 13 mil.