A atuação do Psicopedagogo na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cravinhos (APAE), visa promover o desenvolvimento de competências e habilidades (pedagógicas, comportamental, social e emocional) para facilitar a aprendizagem e o processo de inclusão escolar e social.
A função do trabalho de um psicopedagogo é auxiliar nas demandas da aprendizagem, sejam elas em crianças, jovens e/ou adultos. Cada fase do desenvolvimento humano necessita de uma atenção especial e algumas pessoas precisam de uma intervenção mais intensa para aprimorar ou entender como funciona esse processo.
É importante entender como a mediação do psicopedagogo é primordial nos aspectos relacionados à dificuldade de aprendizagem, pois é possível despertar no sujeito o interesse em desenvolver habilidades já esquecidas ou nem adquiridas. Desse modo, o profissional trabalha a questão de antecipar soluções de possíveis problemas e administrar conflitos, tendo uma visão ampla de dentro e fora da sala de aula.
Os atendimentos têm como objetivo promover a aprendizagem, contribuindo para os processos de inclusão escolar e social, compreender e propor ações frente às dificuldades de aprendizagem e mediar conflitos relacionados ao processo de aprendizagem.
A psicopedagoga na APAE trabalha com Deficiência Intelectual, TEA e demais síndromes que comprometem a aprendizagem, buscando meios para estimular e desenvolver as funções cognitivas (atenção, concentração, percepção, organização, raciocínio lógico, resolução de problemas, compreensão, memória, imaginação, criatividade, entre outros).