O 4º Encontro Nacional de Fortalecimento do Associativismo, realizado em Florianópolis (SC), no último fim de semana, reforçou o posicionamento público do setor produtivo em questões estratégicas como Jornada de Trabalho, Reforma Tributária, Inteligência Artificial e Simples Nacional.

A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), integrante do G50+, grupo que reúne algumas das principais associações comerciais e empresariais do país, é uma das apoiadoras de divulgação do evento. O encontro, promovido este ano pelo sistema da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, reuniu lideranças de todo país e debateu temas estratégicos para o setor produtivo nacional, como Jornada de Trabalho, Reforma Tributária, Inteligência Artificial e Simples Nacional.
“O apoio da Acirp reforça a atuação da entidade nas discussões de interesse do empresariado e sua presença em fóruns nacionais voltados ao fortalecimento do associativismo, à inovação e ao desenvolvimento econômico”, afirma Sandra Brandani, presidente da Acirp.Alfredo Cotait Neto, presidente da CACB e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), abriu a plenária do segundo dia do Conexa 2026 cobrando mobilização da classe empreendedora.
Cotait Neto criticou temas como a suspensão da chamada “Taxa das Blusinhas” e destacou a necessidade de fortalecer a representatividade do segmento no Congresso Nacional nestas eleições.





