No ano de 2002 foi fundada em Cravinhos, a Banda Marcial Municipal “Prof. Irineu Santa Catharina”, que percorreu diversas cidades levando música de qualidade, alegria e participando de apresentações e campeonatos estaduais e nacionais. Inicialmente sob o comando do maestro Samuel Avelino Dias, a corporação musical se destacava por onde passava, inclusive conquistando importantes título para o município.
Além das conquistas, o projeto da Banda Marcial também era social, em que colocava crianças e adolescentes, no contraturno escolar, para aprender música e diversos instrumentos. Entretanto por volta do ano de 2014, a tradicional banda deu espaço para outros projetos.
Na quarta-feira (1º /10), uma ótima notícia foi revelada pelo prefeito de Cravinhos, Itamar Bueno, trata-se da retomada do Projeto da Banda Marcial Municipal “Prof. Irineu Santa Catharina”, que nas próximas semanas estará com inscrições abertas a todos que se interessarem em fazer parte dessa nova fase da corporação musical.
“Durante a nossa campanha eleitoral, muitas crianças e adolescentes pediram para que pudéssemos voltar com a Banda Marcial, e vamos fazer isso já nas próximas semanas. Temos hoje o maestro Silvaldes Aparecido Ferreira, que já vem fazendo um trabalho em nosso município na área musical, e o meu comprometimento é que a banda seja formada novamente e dispute todas as competições possíveis”, diz o prefeito de Cravinhos.
Diversos instrumentos musicais que se encontravam na sede da Banda Marcial tiveram que ser restaurados, e já estão pontos para serem utilizados pelos novos alunos. O Executivo também irá adquirir outros conforme a necessidade, e buscar verbas juntos aos Governos estadual e federal para reestruturar toda a corporação.
Se fizeram presentes durante o anúncio da retomada da Banda Marcial, o prefeito Itamar Bueno; o vice-prefeito Yann Carrascosa; a secretária da Educação, Márcia Fernandes Donato; o maestro Silvaldes Aparecido Ferreira; e o membro da Associação de Bandas, José Ricardo Moreira (Prego).