Lápis-Lazúli, a pedra dos Faraós

Lápis-Lazúli, a pedra dos Faraós

Entre as pedras preciosas mais adoradas pelos grandes reis do Egito Antigo estava o Lápis-Lazúli, que os encantava por apresentar, após ser polido, uma coloração forte azulada com partículas douradas. Tanto é que o nome dado pelos egípcios à rocha Lápis Lazúli, que quer dizer “pedra da vida do rei”, foi uma homenagem ao fascínio que ela exercia sobre os Faraós.

Para os egípcios antigos, o Lápis-Lazúli permitia que os grandes reis conseguissem enxergar a porta de entrada para a vida eterna.

Por essa razão, quando os faraós faleciam, durante o processo de embalsamento, a pedra era colocada sobre os seus olhos ou mesmo entre as faixas de linho que eram enroladas ao seu corpo. Vale elucidar que não eram só os grandes reis que apreciavam a pedra, os sacerdotes que eram os homens que realizavam os cultos às divindades do Egito Antigo, também a veneravam. Eles acreditavam que o fato de ficar atentamente vislumbrando as tonalidades da bela pedra azulada, permitiria que eles conseguissem se comunicar com os seus Deuses.

Valéria Rizzo Stella

É uma talentosa escritora apaixonada por histórias antigas. Com sensibilidade e profundidade, traz aos leitores poesias envolventes e curiosidades fascinantes sobre as civilizações do passado.

Pesquisa

Tipos de Empresas

Categorias (Guia)
Ver Mais