Outubro Rosa reforça a importância do autocuidado e conscientização sobre o câncer de mama

Outubro Rosa reforça a importância do autocuidado e conscientização sobre o câncer de mama

No dia 19 é celebrado o Dia Mundial de Combate ao câncer de mama. Diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento.
Outubro Rosa reforça a importância do autocuidado e conscientização sobre o câncer de mama

O mês de outubro é reconhecido internacionalmente por uma mobilização muito importante de saúde pública, o Outubro Rosa, e no dia 19 é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama. O movimento tem como objetivo a conscientização sobre o câncer de mama, a importância do diagnóstico precoce e informar a população dos diferentes tipos de tratamento.

Durante o mês, várias iniciativas são realizadas, como o uso do laço cor de rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação de mais pessoas e empresas. Mas, o mais importante, é a disseminação de informações corretas a respeito da saúde e dos sinais que o corpo demonstra.

Estella Sontag é médica ginecologista e professora do curso de Medicina da Estácio, vinculada ao Instituto de Educação Médica (IDOMED), e reforça a importância do autocuidado, principalmente da mulher. “É preciso conhecer o próprio corpo e manter uma rotina de cuidados. Quando se fala em prevenção, é preciso mais do que o autoexame das mamas”, explica.

A docente também explica que o Câncer de Mama pode acometer tanto mulheres quanto homens e é preciso visitar o médico com regularidade e adotar um estilo de vida mais saudável, que preferencialmente deve envolver toda a família.

“A partir do Outubro Rosa, que tem como foco a prevenção, é possível mudar o olhar para muitos aspectos. Como por exemplo, ter a atividade física como rotina, além de uma alimentação equilibrada, pensando em ganhos de qualidade de vida. A partir daí, é possível pensar em prevenção para muitos problemas de saúde. A consulta anual de rotina ginecológica também faz parte do cuidado feminino para essa orientação e profilaxia de outras doenças”, comenta Estella.

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, a indicação é que seja realizada a mamografia de forma anual para mulheres a partir dos 40 anos de idade. A cada ano do triênio 2020-2022, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que ocorram 66.280 novos casos de câncer de mama no país.

As principais alterações e sinais suspeitos de câncer de mama são:

  • Caroço (nódulo), geralmente fixo, indolor e endurecido;
  • Pele com aspecto de casca de laranja;
  • Alterações nos mamilos;
  • Mama com tons avermelhados;
  • Saída espontânea de líquido de um dos mamilos;
  • Pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo das axilas.

Já o tratamento para o câncer de mama vai variar, de acordo com o paciente, e depende do estágio que o câncer se encontra, do tipo de tumor, da idade da paciente, entre outras informações.

Suporte psicológico

O tratamento de câncer é intenso e longo, é preciso apoio da família e, em muitos casos, é necessário o apoio de um psicólogo para ajudar o paciente a entender todo o processo que ele está enfrentando.

“Muitas vezes, ter um momento reservado para conversar com o psicólogo, se abrir, é importante para a mulher entender todas as informações que precisam ser processadas. O profissional de psicologia é indicado e pode ser um parceiro importante nessa luta”, explica Saulo Batista, docente de psicologia da Estácio.

Conheça nossos Parceiros

Andresa Pirini Corretora de Imóveis

Ver Empresa

ACI Cravinhos

Ver Empresa

Cantinho da Amizade

Ver Empresa

Dra. Paula Cristina Muraqui

Ver Empresa
Mais Notícias