25 DE NOVEMBRO: DIA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE

25 DE NOVEMBRO: DIA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE

UMA DOAÇÃO ATENDE ATÉ QUATRO PACIENTES. O GSH BANCO DE SANGUE DE RIBEIRÃO PRETO LANÇA CAMPANHA “NOVEMBRO VEM DOAR”.
Foto: Davidyson Damasceno/Agência Brasília

Comemorado em todo o país, e também no GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto, o Dia Nacional do Doador de Sangue foi celebrado na sexta-feira, 25 de novembro. Além de homenagear os heróis anônimos que se dispõem a salvar vidas, é um alerta para que mais pessoas se tornem doadoras, pois o sangue é a única fonte de reposição de células sanguíneas para milhares de pacientes internados, que seguem em tratamentos.

O GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto lançou a nova edição da campanha “Novembro Vem Doar”, apresentando o mote “Um sentimento que nos une”. O objetivo deste ano, além de sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue, é também uma forma de homenagear os doadores que estão sempre se disponibilizando generosamente em favor do próximo.

Até 26 de novembro, os doadores são convidados a participar deste mês de homenagem ajudando o próximo e, durante o período de vigência, receberão um mimo alusivo à campanha. O Dia Nacional do Doador foi instaurado em 30 de junho de 1964 pelo decreto 53.988, promulgado pelo presidente Castello Branco.

A data coincide com a temporada de maior necessidade de estímulo às doações, já que há uma queda acentuada no número de doadores com as festas de fim de ano, férias e feriados prolongados, o que reflete imediatamente nos atendimentos, pois existem componentes sanguíneos que duram apenas cinco dias, como é o caso das plaquetas.

De acordo com as normas do Ministério da Saúde, as mulheres podem doar sangue até três vezes por ano, observando um intervalo de três meses entre cada doação. Já os homens podem doar até quatro vezes ao ano com intervalo de 60 dias entre as doações.

A doação de sangue proporciona chance de vida e esperança aos pacientes internados que necessitam de transfusões. Entre eles, os que têm anemia falciforme, os que estão em tratamentos de câncer, além das vítimas de acidentes de trânsito e queimaduras, pacientes que serão submetidos a cirurgias de médio e grande porte, como cardíacas e transplantes.

Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas. Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 1,8% dos brasileiros doam sangue regularmente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que de 3% a 5% da população seja doadora.

REQUISITOS
Entre outros, um dos requisitos básicos para ser um doador é ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação). Também deve estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas doze horas.

DOCUMENTOS

Na hora da doação, deve apresentar um documento oficial com foto – Registro Geral (RG, a cédula de identidade), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e etc. – em bom estado de conservação. Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar três horas. Não é necessário estar em jejum.

Os potenciais doadores com diagnóstico ou suspeita de covid-19 e que apresentaram sintomas da doença, mesmo nos casos leves ou moderados, só poderão doar sangue após um período de dez dias após recuperação da doença. Antes, eram 14 dias.

Também serão consideradas inaptas as pessoas que apresentarem teste diagnóstico positivo para Sars-CoV-2, mesmo que sejam assintomáticas. Aqui, o período de proibição é de dez dias após a data da coleta do exame. Na atualização, foi retirado ainda o critério de inaptidão para doação de pessoas que tenham se deslocado ou que sejam procedentes de países com casos de covid-19.

ONDE
O GSH Banco de Sangue fica na rua Quintino Bocaiúva nº 975, na Vila Seixas, na região Central – telefone (16) 3977-5900 e WhatsApp (16) 99702-0830. O local dispõe de uma infraestrutura ampla, em um espaço exclusivo, fora de um ambiente hospitalar, para acolher o doador de sangue. Atende de segunda-feira a sábado, das sete às 18 horas.

Da Redação

Foto: Davidyson Damasceno/Agência Brasília

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Pular para o conteúdo