No mês de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher(08/03), é um mês dedicado a homenagens para todas as mulheres. É uma data muito importante, um marco para lembrarmos de tudo o que conquistamos e dos desafios que ainda temos pela frente. Quando falamos em saúde da mulher, há muitos obstáculos a ultrapassar, principalmente em relação ao câncer.
Segundo dados recentes do Instituto de Câncer(Inca), são esperados 704 mil casos novos de câncer entre 2023 e 2025, sendo o câncer de mama, com 74 mil novos casos, o mais frequente entre as mulheres, o câncer de intestino está em segundo e o de colo de útero como o terceiro em incidência, com expectativa de 17.010 casos, seguido pelo câncer de pulmão, com 15 mil novos casos.
“Conhecemos os números e também muito mais sobre o câncer, doença que apesar de ainda ser estigmatizada, pode ser prevenida, diagnosticada cedo e tratada, garantindo sempre qualidade de vida para quem enfrenta. Para isso ser possível precisamos de acesso à informação de qualidade e também acesso rápido a um cuidado efetivo”, defende a psico-oncologista, fundadora e presidente do Oncoguia, Luciana Holtz, que compartilha dicas valiosas que todas as mulheres precisam conhecer sobre o câncer.
- Priorize os cuidados que só você pode fazer por você! A lista a seguir depende muito disso, tá?
- Câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres e é fundamental que você conheça as suas mamas por meio do autoexame e faça a mamografia anualmente a partir dos 40 anos.
- Para prevenir o câncer de colo de útero: Faça o Papanicolau anualmente, dê a vacina do HPV para seus filhos (9-14 anos gratuitos no sus) e converse sobre o teste de HPV DNA com seu gineco.
- Se você fuma, busque ajuda para parar de fumar! O câncer de pulmão está crescendo muito entre as mulheres no Brasil. Isso vale também para cigarro eletrônico e narguilé, certo? E se você não fuma? Cuide do seu pulmão mesmo assim!
- Mantenha um peso equilibrado. Estar acima do peso ou obesa aumenta e muito as suas chances de desenvolver um câncer.
- Faça exercícios físicos com disciplina e regularidade, ao menos 150 min por semana. Isso pode ajudar muito na perda e ou manutenção do seu peso e também com a sua qualidade de vida.
- Tem casos de câncer na sua família? Converse com seu médico sobre isso! Os exames poderão ser feitos mais cedo e outros podem ser solicitados.
- Colonoscopia, você sabe o que é isso? Trata-se do exame que permite você prevenir o câncer de intestino, segundo mais comum nas mulheres. Faça a primeira a partir dos 45 anos.
- Recebeu o diagnóstico de um câncer? Saiba que você não está sozinha! Use e abuse do apoio e informação de qualidade oferecidos pela Ong Oncoguia, busque suporte multiprofissional e converse com outros pacientes..
- Para mulheres que estão em tratamento de um câncer: conheçam seus direitos e na dúvida Ligue Oncoguia – 08007731666.
- Tenha uma boa noite de sono e busque formas de manejar o estresse do dia a dia, sempre valorizando e cuidando bem dos seus sentimentos e da sua espiritualidade. .
Sobre o Oncoguia
O Oncoguia é uma ONG que há 12 anos apoia, informa e defende os direitos dos pacientes com câncer, com o propósito de fortalecer, encorajar e guiar todas as pessoas que convivem com a doença para que passem por esse desafio da melhor forma possível.
O Oncoguia dispõe de um canal de atendimento focado no acolhimento e no esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas relacionados a acesso, qualidade de vida e direitos dos pacientes. Basta ligar gratuitamente para 0800 773 1666.