Cravinhos, 27 de Maio de 2017
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Benefícios da corrida de rua
02/08/2011

Na atualidade, o homem está mais sedentário, em decorrência dos hábitos da vida moderna, diferindo-se de nossos ancestrais, que percorriam cerca de 20 a 40 km diários executando suas atividades. Nos dias atuais estima-se que caminhamos aproximadamente 02 km em atividades rotineiras por dia. Devido à redução das distâncias, o gasto energético também diminuiu, e ocorreu uma maior oferta de alimentos calóricos. Estes fatos são considerados os principais responsáveis pelo crescimento de doenças relacionadas à falta de atividade física regular (cardiopatias, hipertensão, maior gordura corporal e problemas articulares). A corrida estimula o coração e as células ósseas, aumentando sua densidade e resistência. O corpo fica mais sensível à ação da insulina, precisando de uma quantidade menor para controlar a glicose no sangue. Após 30 minutos de atividade física, o cérebro libera neurotransmissores que aliviam a dor e tensões, promovem relaxamento, bem-estar e euforias em virtude das endorfinas, aumentando a autoconfiança e autoestima, condição ideal para abandonar o hábito de fumar, controlar e reeducar a alimentação e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Marcelo Donizeti Silva

Personal Trainer & Especialização em Nutrição /USP

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