Cravinhos, 23 de Setembro de 2017
ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Notícia

02/08/2011

Durante o período do sono nosso organismo realiza funções importantíssimas com conseqüências diretas à saúde como o fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios, consolidação da memória, isso sem falar no relaxamento e descanso da musculatura. As interferências ao sono poderiam ser classificadas em externas e orgânicas, como exemplos de interferências externas poderíamos citar os trabalhos noturnos ou turnos rotativos, os eventuais problemas com fuso horário, para exemplificar interferências orgânicas podemos citar o ronco, a apnéia, a insônia, a narcolepsia, o bruxismo, a síndrome das pernas inquietas e outras.

O ronco e o bruxismo, geralmente, incomodam mais quem dorme nas proximidades do que quem apresenta o quadro clínico, a apnéia é o fechamento da passagem de ar ao nível da garganta pelos próprios tecidos da mesma (por isso freqüentemente está associada ao ronco) com conseqüente parada da respiração. Esse fechamento pode demorar vários segundos e até mesmo causar a morte súbita. Quem possui essa disfunção nem sempre a percebe e apresenta noites com “dorme e acorda” que podem chegar a 300 vezes. O ronco e a apnéia podem ser evitados, algumas providências podem ser tomadas como desde um posicionamento correto na cama à eliminação do hábito de tomar bebidas alcoólicas antes de dormir. A perda de peso pode eliminar depósitos de gordura na região do pescoço que são prejudiciais à passagem de ar, mas, alguns casos persistem e necessitam de tratamento.

A abordagem tradicional dos casos de ronco e apnéia tem na cirurgia o seu maior armamento, contudo, a cirurgia não apresenta índice de sucesso satisfatório e deixa seqüelas permanentes. Atualmente, está disponível a opção pelo uso do DAR (dispositivo anti ronco) que é um aparelho odontológico usado apenas para dormir, pequeno e simples que pode ser levado para qualquer lugar e apresenta excelente índice de sucesso (cerca de 87%). Contudo, o aparelho possui contra indicações e um exame clínico inicial deve ser feito.

updown
Web by Parceria Online - 2011 - 2017 Todos os direitos reservados
Francisco José Cavalcanti da Silva - Diretor e Proprietário
Kátia Cavalcanti - Administrativo e Financeiro
Leandro Cavalcanti - Jornalista Responsável
Jamila Grecco - Jornalista
Fale Conosco: contato@atribunaregional.com.br
Endereço: Rua Cristiano Barreto, 327
CEP: 14140-000 - Cravinhos - SP
Telefone/Fax: (16) 3951.2228