Cravinhos, 20 de Janeiro de 2018
ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Notícia
DICAS QUE VÃO DEIXAR OS PRATOS NATALINOS ALÉM DE SABOROSOS BONITOS
26/12/2017

O CHEFE DE COZINHA ANDRÉ MARTESI ESTÁ NA CALIFÓRNIA E NOS ENVIOU DICAS PARA DEIXAR A MESA DA CEIA MAIS BONITA E UMA DELICIOSA RECEITA DE SOBREMESA.

 

 


A ceia de Natal, para algumas pessoas, está ligada à última ceia de Cristo ao lado de seus discípulos, mas, segundo a literatura, a ceia foi originada do antigo costume europeu de deixar as portas das casas abertas no dia de Natal para receber viajantes e peregrinos para que, juntamente as famílias, confraternizem aquela data significativa para os cristãos. Para esta comemoração era preparada bastante comida. A tradição foi se espalhando pelo mundo e cada região acrescentando uma particularidade local.
Os principais pratos servidos na ceia de natal são: peru, leitão, farofa, arroz, salpicão, castanhas, nozes, sobremesas diversas, e, para ficar uma mesa com mais beleza natural, o indicado é usar a criatividade e usar e abusar das frutas e de flores tipo gérberas, deixando assim a ceia natalina mais especial e exclusiva.
Há a possibilidade de fazer uma ceia de Natal completa com receitas simples e econômicas. Nesta época do ano, no Brasil, o Natal é celebrado no verão, onde temos uma infinidade de frutas que são cultivadas e colhidas nesta estação.
Em uma noite de beleza a mesa também deve ficar bonita. Então, a dica é usar e abusar das frutas como uvas de diversas espécies, abacaxi, morango, ameixas, entre outras.
A fruta pode ser usada tanto em sobremesas como em outros pratos salgados e prato principal. Os cachos de uva decoram e deixam o prato com um toque especial, só depende da imaginação de cada um.
O Chefe de Cozinha, André Martesi, esta se especializando na Califórnia para que possa trazer para Cravinhos maiores conhecimentos de pratos.
“A Culinária da Califórnia é marcada pela mistura de estilos e ingredientes diferentes e locais, sendo dominado por um clima mediterrânico. Tacos são um sucesso da culinária do Estado, e por estar à beira do Oceano Pacífico, os tacos de peixe são uma das maiores especialidades. Com mais de quatro mil vinícolas a Califórnia concentra a uma infinidade de vinhos e espumantes para todos os gostos. Já andei por vários restaurantes vinícola, conhecendo suas plantações, fabricante sendo surpreendido com a forma que trabalham artesanalmente, mantendo sua qualidade em primeira linha. Ainda a Califórnia conta com mais de 500 cervejarias artesanais com uma imensa variação de sabores”, conta André Martesi.
E para finalizar, o Chef nos enviou uma receita de pavê de abacaxi o que ele contou ser uma sobremesa deliciosa para o Natal. Acompanhem a receita.

 

Pavê de abacaxi

 

Sobremesa deliciosa para o Natal!
Ingredientes:
1abacaxi grande (cortado em cubos)
1 e 1/2 xícara de chá de açúcar
1 lata de leite condensado
1 xícara de chá de leite
3 gemas (peneiradas)
2 colheres de sopa de manteiga
1 lata de creme de leite (sem soro)
1 caixa de biscoito champagne (200 g)
150 g de coco fresco ralado
Cerejas para decorar
Cobertura:
3 claras ( que você separou )
4 colheres de sopa de açúcar


Modo de preparo:
Misture o abacaxi e o açúcar
Em uma panela e cozinhe por 20 à 30 minutos ( até obter uma calda fio e o abacaxi bem amarelo)
Deixe esfriar
Coloque o leite condensado, o leite, as gemas e a manteiga em um refratário e leve ao fogo por 6 a 8 minutos, mexendo até engrossar.
Retire e acrescente o creme de leite
Misture e reserve
Bata as claras com o açúcar até obter picos firmes
Adicione o creme de leite, misture e reserve
Monte o pavê em uma fôrma retangular ou em taças espalhe os biscoitos molhados na calda do abacaxi
Distribua sobre eles o creme de gemas, um pouco do coco ralado e, por último, o abacaxi
Regue com mais calda
Espalhe a cobertura e decore com o coco ralado, fatias de abacaxi finas e cerejas.
Leve para gelar por 3 horas
Sirva com muito amor.

 

Reportagem: Jamila Grecco.
 

updown
Web by Parceria Online - 2011 - 2018 Todos os direitos reservados
Francisco José Cavalcanti da Silva - Diretor e Proprietário
Kátia Cavalcanti - Administrativo e Financeiro
Leandro Cavalcanti - Jornalista Responsável
Jamila Grecco - Jornalista
Fale Conosco: contato@atribunaregional.com.br
Endereço: Rua Cristiano Barreto, 327
CEP: 14140-000 - Cravinhos - SP
Telefone/Fax: (16) 3951.2228