Cravinhos, 20 de Janeiro de 2018
ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Notícia
PAIXÃO E TRADIÇÃO EM MONTAR PRESÉPIO NA FAMÍLIA BUZANELLO
26/12/2017

MARIA ALZIRA HERDOU DA MÃE LAURA A TRADIÇÃO E A DEVOÇÃO EM MONTAR O PRESÉPIO HÁ MAIS DE 30 ANOS.

 

 

O termo vem do latim Praesaepe (estrabaria ou curral) demonstrando a grandeza de Deus, representada na fragilidade de uma criança. Quem montou o primeiro Presépio foi São Francisco de Assis (1223) em uma Gruta, na Itália, para facilitar a compreensão do nascimento de Jesus.
No Brasil, foi José de Anchieta (1552) para Colonos e índios. O Presépio conta com as figuras do Menino Jesus, Virgem Maria, São José, gruta ou curral, manjedoura, burro, boi, galo e ovelhas, anjos, pastores, estrela de belém e os três Reis Magos. Ele é montado no 1º domingo do Advento e desmontado em 6 de janeiro.
A Professora Maria Alzira Buzanello é casada com José Fernandes Ajona, com quem tem as filhas Raísa e Catarina. Há mais de 30 anos, ela seguiu as tradições da mãe. Uma delas é a montagem do Presépio, este que em cada peça tem um significado, carinho e um amor especial.
“Montar o Presépio é um ato de amor! O que aprendemos com a mãe, desde pequena, não esquecemos. Pode até ficar adormecido por um tempo, mas, jamais esquecido. O Presépio da Dona Laura Pizzi Buzanello é simples, singelo, mais cheio de significados. É na simplicidade que reside o amor. Minhas tias e primas também têm o hábito de montar. É tradição familiar da italianada”, conta Maria Alzira.
Apaixonada pela natureza, ela o deixa enfeitado com pedras e sementes exóticas, essas que são colocadas pelo marido. As filhas ajudavam quando crianças, onde o cavalo de plástico da filha mais nova, Catarina, é peça do Presépio e a filha mais velha Raísa, era quem embalava, mas, com os deveres que a vida adulta trouxe, nos últimos anos, não participaram da montagem, mas, todas respeitam e gostam de vê-lo pronto e decorado. Alzira contou que seu sonho é montar um de aproximadamente 3 metros, e pretende realizar nos próximos anos.
“A Fé é respeitada e inquestionável. O amor na causa, sempre, não tem como não reverenciar. Brota na alma o respeito, a pureza e a serenidade toma conta. É uma casa acolhedora. Gosto muito de compartilhar tudo que é bom e grandioso aos olhos de Deus, pois ele veio reconstruir a beleza no coração da humanidade e revoluciona o mundo”, afirma.
A Professora ressaltou que Jesus quer renascer nos corações, nas cidades, em todo país que se encontra tão necessitado. Ele quer renascer no mundo!
“Atualmente as pessoas vivem num ‘corre- corre’ e não tem mais tempo de contemplar o “Belo”, o Sublime, se esquecem de sorrir diante dos menores eventos da vida. Acabou o prazer de viver. São solitários, vivem no meio da multidão e estão isoladas em si mesmo. cadê a emoção? Por isso, quando acabo de montar meu Presépio me curvo diante do Pai e agradeço por mais um ano. Deixo as lágrimas rolarem. Este é meu legado. É vida! É Festa! É Jesus! Um Feliz e Santo Natal a todos!”,.
Na residência da mãe de Maria Alzira também tem o presépio montado, assim como na residência de outros familiares.

 

Jamila Grecco.
Foto: Kátia Bionês
 

updown
Web by Parceria Online - 2011 - 2018 Todos os direitos reservados
Francisco José Cavalcanti da Silva - Diretor e Proprietário
Kátia Cavalcanti - Administrativo e Financeiro
Leandro Cavalcanti - Jornalista Responsável
Jamila Grecco - Jornalista
Fale Conosco: contato@atribunaregional.com.br
Endereço: Rua Cristiano Barreto, 327
CEP: 14140-000 - Cravinhos - SP
Telefone/Fax: (16) 3951.2228