Cravinhos, 16 de Dezembro de 2017
ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Notícia
CRAVINHOS É SEDE DO FÓRUM DA EDUCAÇÃO
05/12/2017

IV FORUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CRAVINHOS E I FORUM DE EDUCAÇÃO DO CONSÓRCIO DE MUNICÍPIOS DA ALTA MOGIANA

 

Na última sexta-feira (24/11), aconteceu o IV Fórum Municipal da Educação de Cravinhos e I Fórum da Educação do Consórcio dos Municípios da Alta Mogiana, no Centro de Lazer da EMEB. “Antônio Joaquim da Silva”, com o objetivo de continuar construindo uma educação de qualidade, partindo das necessidades detectadas pelos gestores municipais buscando um denominador comum, possibilitando através das palestras a troca de experiências e discussão sobre as perspectivas e práticas pedagógicas da educação para os próximos anos. O Fórum foi abrilhantado com a presença de autoridades ilustres tais como: Margarete Stella Moraes – Secretária Municipal da Educação de Cravinhos, Presidente da Câmara Técnica da Educação do Consórcio Municipal da Alta Mogiana – COMAM e Delegada de Polo da União dos Dirigentes Municipais - UNDIME/SP; José Carlos Carrascosa dos Santos – Prefeito Municipal de Cravinhos; Adriano Migani Teixeira – Diretor Presidente da EDDYDATA; Alexandre Massarana – Advogado especialista em Direito Público; Dimar de Brito – Prefeito de Santa Cruz da Esperança e Presidente do Consórcio dos Municípios da Mogiana CMM; Edmar Duarte Gomiero – Prefeito Municipal de Sales de Oliveira e Presidente da Câmara Técnica da Educação do Consórcio Municipal da Mogiana; Profª. Elaine Mattioli Covielo – Coordenadora Regional da Base Nacional Comum Curricular – BNCC pela UNDIME e Secretária Municipal da Educação de Pirangi; João Cury Neto – Presidente do FDE; Julio Fontam – Presidente da Fundação Learning One to One; Leandro José Franco Damy – Diretor de Gestão, Articulação e Projetos do FNDE; Lucas Carvalho – Presidente da Pedrão PVC; Márcia dos Santos Cardoso Martim – Auditora do Tribunal de Contas; Marcos Pontes – Tenente Coronel da Força Aérea Brasileira – 1º Astronauta Sulamericano; Marcus Roberto Cruz – Coordenador dos Auditores do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo; Marcus Sergius Teixeira – Assessor da Diretoria de Gestão e Projeto Educacionais – FNDE; Palmira Piai – Comendadora e Analista de Programas Educacionais; Renata Sanches – Pedagoga – Editora do Brasil e Reginaldo Feliciano Junior – Diretor de Marketing da AcquaLimp.
O Fórum apresentou inúmeras palestras de suma importância nas quais o tema “Educação” foi tratado sob diferentes perspectivas, quanto aos aspectos financeiros, administrativos, pedagógicos e sociais, ressaltando a importância da reflexão, mostrando outros pontos de vista, e reforçando ideais visando o aluno como protagonista da Educação.
No decorrer do evento houve apresentações dos alunos da Rede Municipal de Ensino, entre elas Capoeira, Percussão, Dança-Gafieira, apresentação dos alunos da APAE de Cravinhos e também premiação dos alunos das EMEBs que participaram do Programa Criança Ecológica em parceria com a Aqualimp e Pedrão PVC e entrega de medalhas e troféus pela participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA pelo Astronauta Marcos Pontes.
“Tivemos uma grande adesão com representatividade de 41 municípios e autoridades de todas as esferas governamentais a participação em reuniões junto à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Fundação para o Desenvolvimento da Educação- FDE, União dos Dirigentes Municipais- UNDIME, Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação – FNDE, Ministério da Educação e Cultura – MEC, e municípios parceiros através do COMAM, resultou na presença expressiva de autoridades destas autarquias”, disse a Profª. Margarete Stella.
Afirmou ainda que “Cravinhos tem construído uma Educação exitosa e tornando-se referência, pois seus pilares de sustentação são: valorização dos profissionais da Educação e a prioridade do aluno como Protagonista em todas as ações”.
Segundo o prefeito José Carlos, “o Fórum é municipal, mas tem uma conotação regional. A Educação de Cravinhos está bem avaliada pelo Tribunal de Contas da União, devido as capacitações oferecidas, aos programas desenvolvidos junto a Secretaria Municipal da Educação, o que dá uma qualidade diferenciada ao município. O Fórum traz além de tudo experiências de outras áreas como os palestrantes, FDE e FNDE, isso vem ajudar e multiplicar as condições da Educação.”
De acordo com Leandro José Franco Damy, Diretor de Gestão, Articulação e Projetos do FNDE, “Cravinhos, hoje é sede da Educação na região, para mim é uma honra estar aqui representando o Ministro da Educação Mendonça Filho e trazer as boas práticas, difundir conhecimento entre os técnicos gestores da área da Educação, principalmente da infraestrutura, trazer as boas oportunidades que os municípios podem ter de acesso aos programas do governo federal, levando esse equipamento para a comunidade que é o ponto alto de todo trabalho do educador e do gestor. O bom da Educação é quando a comunidade pode usufruir de todo esse equipamento”.
João Cury Neto, Presidente do FDE, disse que “iniciativas como esta propõem o diálogo entre os gestores públicos e os educadores. A Educação é o maior desafio que temos hoje no Brasil, são desafios de todos os pontos de vista, seja em relação a necessidade do aluno ou da escola que o aluno sonha em frequentar. Temos perguntas variadas e precisamos encontrar respostas. É possível ser feita Educação com qualidade, mas antes de tudo é necessário dialogar e encontrar as respostas, precisamos promover mais instâncias de discussão, debate, diálogo, troca de experiências, pois isso fortalece a ideia de que podemos construir juntos uma Educação de qualidade”.
Marcus Roberto Cruz, Coordenador dos Auditores do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, ressaltou a importância da aproximação que resulte em parcerias entre o Tribunal e os gestores a fim de que façam o serviço público avançar na efetividade e na eficiência.
De acordo com Dimar de Brito – Prefeito de Santa Cruz da Esperança e Presidente do Consórcio dos Municípios da Mogiana CMM, “a Educação hoje é nosso foco principal, saúde ecologia que também são temas do Consórcio”.
Em sua fala, o Prefeito Dimar ressaltou a importância de trabalhar em busca de um consenso, onde as ideias comungam de que é necessário a união dos prefeitos para juntos promoverem ações que visem resolver de fato os problemas do cidadão.
Para Edmar Duarte Gomiero, Prefeito Municipal de Sales de Oliveira e Presidente da Câmara Técnica da Educação do Consórcio dos Municípios da Mogiana – CMM, “o IV Fórum dá o privilégio de estar presente, gestores, prefeitos, autoridades, representantes do FNDE, FDE. Isso nos dá força e facilidade para nós e nossos diretores pois temos um encontro direto com eles de reivindicação”.
O Prefeito Edmar agradeceu a Secretária da Educação, Profa. Margarete pelo convite e pela oportunidade de representar o Presidente do COMAM, momento importante de integração e cooperação entre os consórcios municipais da região, tendo como elo a Educação.
Para Edgar Ajax, Secretário Municipal da Educação de Franca, “esse tipo de evento é importante pela troca de saberes entre educadores e também para a articulação que deve existir entre estado, municípios e federação. Precisamos fazer com que a Educação no Brasil se entrelace nas três esferas de poder, unindo esforços para que nossos educadores sejam mais valorizados”.
De acordo com Marcus Sergius Teixeira – Assessor da Diretoria de Gestão e Projeto Educacionais – FNDE, “É importante a participação dos gestores no Fórum, porque os mesmos adquirem informações, esclarecimentos sobre os programas do FNDE e ajudam a solucionar possíveis problemas que os municípios possam ter.”
Marcos Pontes, o 1º astronauta Sulamericano, encantou a todos com seu depoimento sobre sua experiência de vida onde ressalta a importância da Educação na vida das pessoas e os frutos que isto gera. “Vejo nas crianças todo o futuro que a gente sonha para o país, precisamos cuidar disso agora. Todo o investimento na Educação tem que ser agora. Pensando desta forma criamos a Fundação Astronauta Marcos Pontes com o intuito de formar cidadãos produtivos e responsáveis. Essa é a raiz, o catalizador, da solução de todos os outros problemas. Ciência para desenvolver soluções criativas e específicas para o país. Tecnologia para transformar essas soluções teóricas em inovações, produtos, empresas, empregos, riqueza para o país e qualidade de vida para todos. É para isso que trabalhamos para motivar e dar oportunidade de Educação aos nossos jovens; para contribuir com ciência e tecnologia para um futuro melhor! Nós acreditamos e fazemos a nossa parte!
O IV Fórum Municipal de Educação de Cravinhos e I Fórum da Educação do Consórcio de Municípios da Alta Mogiana, foi um sucesso pois superou as expectativas sendo motivo de elogios pelos presentes.

 


Flávia Lourenço Scatolino / colaboração
Fotos: Kennedy Oliveira / colaboração
 

updown
Web by Parceria Online - 2011 - 2017 Todos os direitos reservados
Francisco José Cavalcanti da Silva - Diretor e Proprietário
Kátia Cavalcanti - Administrativo e Financeiro
Leandro Cavalcanti - Jornalista Responsável
Jamila Grecco - Jornalista
Fale Conosco: contato@atribunaregional.com.br
Endereço: Rua Cristiano Barreto, 327
CEP: 14140-000 - Cravinhos - SP
Telefone/Fax: (16) 3951.2228