Cravinhos, 20 de Janeiro de 2018
ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Notícia
Ensinando as crianças a lidar com as emoções
28/11/2017


Compreender as emoções é muito valioso no nosso cotidiano, pois dessa forma conseguimos compreender com mais clareza nossos comportamentos e atitudes frente às situações vivenciadas. Porém, como podemos ensinar os pequenos sobre as emoções?
É na escola que a criança geralmente inicia suas experiências de convívio social, sendo necessário que ela se adapte a um novo ambiente, novas pessoas, novas regras e aprenda a trabalhar em grupos, dividir e ter a percepção do outro. Frente às novas situações, as crianças podem apresentar dificuldade em lidar com essas mudanças e não é incomum que elas expressem seus sentimentos por meio do choro, mordidas, empurrões ou até birras. A criança pequena, ainda não apresenta a habilidade de compreender os seus sentimentos e com isso, acaba apresentando reações que nem sempre são consideradas corretas. Por exemplo, a criança bate no amigo, pois ele pegou seu brinquedo. Provavelmente essa criança experienciou sentimentos de raiva, frustração e tristeza, mas como ainda não sabia compreendê-los reagiu de uma forma mais primitiva, agredindo o colega.
As emoções se desenvolvem ao longo de todo o ciclo vital, mas o quanto antes ensinarmos as crianças sobre elas melhor. Inicialmente, é preciso ensinar a criança a compreender suas próprias emoções e identificar as emoções que os outros estão demonstrando. Também devemos ensinar as crianças a controlar as emoções para que possam saber o que está acontecendo, o que está pensando e o que poderá fazer frente a tais situações. A presença de um adulto que auxilie na identificação e nomeação é o que contribui para essa aprendizagem.

 

Kaynara Motta – Psicóloga (CRP: 06/108200)
Psicóloga clínica na empresa Espaço Crescer, Pós- graduanda em Psicologia Fenomenológico-Existencial, Especialização em Neuropsicologia Aplicada à Neurologia Infantil (UNICAMP) e Aprimoramento em Psicologia do Desenvolvimento na Área da Saúde (HCFMRP-USP)
Contato: kaynaramotta@hotmail.com ou (16) 997734185

 

updown
Web by Parceria Online - 2011 - 2018 Todos os direitos reservados
Francisco José Cavalcanti da Silva - Diretor e Proprietário
Kátia Cavalcanti - Administrativo e Financeiro
Leandro Cavalcanti - Jornalista Responsável
Jamila Grecco - Jornalista
Fale Conosco: contato@atribunaregional.com.br
Endereço: Rua Cristiano Barreto, 327
CEP: 14140-000 - Cravinhos - SP
Telefone/Fax: (16) 3951.2228